domingo, 28 de março de 2010

UMBANDA???????

Foto de Aloildo Borges

E incrível as modificações que vem acontecendo dentro da religião denominada umbanda.
Desde o seu inicio lá com a pajelança do nosso índio que já tinha consciência da presença dos mortos como espíritos,aos negros que traziam seu culto ancestral arraigado a sua cultura, até Zelio que trouxe o seu Caboclo das 7 encruzilhadas para a inclusão das classes menos favorecidas no âmbito da espiritualidade,( a influência católica e kardecista ),a umbanda vem se modificando assustadoramente.



Cada vez com mais freqüência nos deparamos com animais mortos na rua, jogados ao leu com a desculpa de servir uma suposta entidade de umbanda. Não gostaria de parecer “dono da verdade “ ou detentor do conhecimento de todos os segmentos rituais, mas a partir do momento que alguém utiliza o nome umbanda temos preconcebida a idéia do caboclo,(guia professor,sábio ) do preto-velho fonte de conhecimento da alma humana e suas falhas,capaz de nos conduzir de volta no caminho certo com suas palavras de conscientização , da criança que traz a alegria a sinceridade e a pureza,e do exu que guarda os caminhos desse mundo que nos cerca ,do amigo compadre,camarada .E em nome dessa umbanda,pé no chão,roupa branca ,charuto e vela em ponto riscado,que me concedo este desabafo.

A entidade Exu tem sido cada vez mais confundida com espíritos de baixo nível, os maiores absurdos vem sendo cometidos em nome deles (exus e pomba giras). Esses atos que vão desde os encontros furtivos após as ditas “seções” por parte de médiuns que se acreditam incorporados com eles ,até as matanças indiscriminadas ,passando pelo triste panorama de médiuns bêbados e pais de família supostamente incorporados com entidades femininas perdendo completamente sua postura mesmo em presença da sua própria família. Sem falar na falta de cumprir os preceitos sagrados que pedem a purificação do corpo antes da sessão, um medium não pode beber ou fazer sexo 24 horas antes da encorporação, usar unhas pintadas ou maquiagem incorporado, esses são só alguns exemplos.

Nada mas nada mesmo tem a ver com a umbanda , assim como a amarração de maridos , mulheres e tal nada tem a ver com espíritos de luz. Estes espíritos mandados ao nosso plano por pura caridade do Criador , têm como objetivo trazer além da sua palavra de consolo ( tão importante para suportarmos as agruras do nosso dia-dia) o ensino capaz de nos ajudar a evoluir como seres espirituais. E incrível a capacidade humana de deteriorar algo tão puro e sublime.

Terrível a postura assumida por pais e mães de santo que deveriam ser exemplos de fé e acabam se tornando mercadores da fé ,não só frustrando a missão dessas entidades quanto ao progresso espiritual e a caridade , (que deveria ser praticada em todas as tendas de umbanda e não só em algumas) , como também recorrendo a entidades de baixa vibração para fazerem os ditos “milagres” que muitas vezes não passam de vinganças pessoais .

Temos visto pessoas cobrarem por “trabalhos” que vão desde a separação de um casal pra contento de uma terceira pessoa , (através de brigas,destruição e discórdias semeadas por esses espíritos ),até verdadeiras ameaças pessoais do tipo “espera eu falar com a minha /meu pai/mãe de santo você vai ver só” ,que alem de mostrar a mesquinhez da alma da pessoa, ressalta a figura do pai/mãe de santo,(aquele que deveria conduzir o filho pelo caminho da justiça e do perdão) como verdadeiro algoz de quem ousar discordar do tal filho (sempre por um preço e claro) , quem nomeou esse espírito encarnado um anjo da vingança? Pior da vingança pessoal muitas vezes sem razão nenhuma_ eu errei com você , mas antes de eu ter que pedir desculpa ou voltar atrás pra corrigir meu erro acho que você e quem errou e ainda quero me vingar- triste não é ? e eu vou fazer isso com apoio daquele que deveria me ensinar que eu errei, mas que pelo preço certo ,não só aceita como compactua com meu erro.

Difícil e você sentar com seu filho e explicar porquê ele esta equivocado , porque muitos pais /mães de santo tem tantos filhos que nem lembram o nome de todos eles , imagina saber o que eles fazem! Quantidade nunca foi qualidade, muito pelo contrario. Antigamente ,o zeladores trabalhavam escondidos da policia,dos preconceituosos (estes ainda existem) ,então pra vc encontrar um pds era difícil,as vezes vc estava do lado da roça ninguém dizia que era ali em contrapartida hoje há pds famosos,com direito a mídia etc e tal, nada contra so que todo mundo quer ser filho do “ famoso” e muitas vezes entra no tal erro de não conhecer estas pessoas realmente e ninguém orienta o que não conhece.Então , a coisa viaja entre extremos , tem aquele que o filho esta sempre certo, e aquele que “se der problema depois eu concerto”.

Umbanda e paz, amor e caridade , e caminho certo rumo a seguir.

Texto de Ricardo de Oxossi e Nilo Coelho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário