BLOG: A Umbanda concorda que é presente a importância energética que os chacras imprimem em nosso corpo físico e psíquico? Caso afirmativo, é possível que uma pessoa promova o equilíbrio de seus chacras sem contar com o auxílio de um médium incorporado?
PAI FERNANDO: estou preparando um novo livro e onde eu falo sobre as influencias dos chacras no espírito e na mediunidade, mas faço isso de uma maneira simples, sem me aprofundar em seus nomes e suas atividades porque acho que isso pertence ao esoterismo. Sabemos que os chacras existem. Às vezes eles ficam deslocados e precisam ser tratados, o que se faz através de vibrações energéticas na Umbanda ou um contato mais direto com a Natureza, como as matas, rios e o mar. A pessoa com os chacras desequilibrados deve andar descalça em cima da terra ou grama.
BLOG: No Espiritismo há um entendimento comum de que todas as pessoas são médiuns, independente do desenvolvimento desta faculdade. Na Umbanda também há este entendimento?
PAI FERNANDO: Sem nenhuma duvida uma pessoa intermediar uma ligação dos espíritos com o mundo material não é privilegio de ninguém. Todos são médiuns e as faculdades surgem, como vc disse, de acordo com o seus desenvolvimentos.
BLOG: Os guias que se manifestam através do médium umbandista, sempre o acompanharam, desde o seu reencarne?
PAI FERNANDO: não existe regra sobre isso. Vou falar por mim, trabalho com entidades que estou ligado por encarnações anteriores e também com entidades que conheci recentemente.
BLOG: A revelação da consciência mediúnica aproxima o médium da responsabilidade da comunicação, enquanto instrumento de auxílio dos espíritos, talvez por isso muitos terreiros apóiem o dogma da inconsciência?
PAI FERNANDO: não quero ser grosseiro, mas não entendo apoiar ou não apoiar uma mediunidade. Se for consciente ou inconsciente, a responsabilidade é a mesma. Eu estou insistindo sempre que posso em atribuir ao médium a parceria da comunicação o espírito. Esse papo do médium gritar, ofender, dizer bobagens e declarar depois que não sabia o que estava fazendo merece o nosso repudio. E mais grave ainda quando parte de pai ou mãe de santo. Não posso deixar de dizer que alguns dirigentes se dizem inconscientes para que seus filhos contem seus segredos.
BLOG: A mediunidade não desenvolvida, ou seja, reprimida, pode causar mal físico ou psíquico ao médium umbandista?
PAI FERNANDO: depende do controle dessa mediunidade. Se houver consciência dessa mediunidade e o médium procurar manter suas energias em ordem, recebendo vibrações no terreiro, ela não causará nenhum dano. Claro que sempre fica a resposta dentro do nível comum da mediunidade. Em casos excepcionais tem que haver o atendimento principalmente quando pode acontecer a aproximação de espíritos obsessores, mais freqüente nos médiuns.
BLOG:As reencarnações de um mesmo espírito podem oscilar entre o sexo masculino e feminino?
PAI FERNANDO: não, quem descende de uma energia não pode alterá-la. O masculino sempre será masculino e o feminino a mesma situação.
BLOG: O que fazer para a promoção da desmistificação da Umbanda?
PAI FERNANDO: para a Umbanda ser desmistificada e atualizada a cultura moderna, a verdade tem que ser falada e a mentira tem que ir para o lixo e os segredos têm que ser revelados. É o que eu tento fazer.
BLOG: Há associação entre Ciência e Umbanda?
PAI FERNANDO: vou responder com um ensinamento do Caboclo Akuan. Ele disse que o espiritismo sempre usou a ciência para provar que ele existe, quando deveria usá-la para evoluir. Sempre que posso chamo os cientistas para nos ajudarem a entender os fenômenos.
BLOG: Os umbandistas, atualmente, têm se preocupado mais com a postura ecológica e social?
PAI FERNANDO: não pode ser diferente, pois a Umbanda é a Natureza. Fico revoltado quando vejo entregas aos nossos Orixás com vidros, plásticos e sujeiras deixados irresponsavelmente. Socialmente temos varias oficinas que ajudam desde meninos de rua até os bem abastados, mas malcriados. A Umbanda veio para reformar conceitos e culturas erradas.
BLOG: Considerando o fator cármico como desencadeador de dor e sofrimento, para resgaste, podem as pessoas se furtarem disto?
PAI FERNANDO: o resgate cármico não precisa ser feito com dor. Sofrem só aqueles que relutam em pagar suas dividas. A Umbanda é uma religião que ensina o pagamento do carma e suaviza a sua dor.
-----------------------------
CONSIDERAÇÕES FINAIS (PAI FERNANDO): Nilo e todos os que participam deste blog. Todos os preconceitos serão enterrados através de blogs como este e outros que existem por aí. A cultura na Umbanda está cada vez mais presente. Jornalistas, músicos, políticos e pessoas de notabilidade têm declarado abertamente a simpatia pela nossa religião inteiramente brasileira. Continuem a escrever, entrevistar, combater e dar opiniões. É disso que a Umbanda precisa. Axé a todos vcs.
Obrigado, Pai Fernando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário