quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS


P.: O que significa quando se diz que uma pessoa "tem o santo"?
Acredito que é algo relacionado ao pai de santo. Mas significa que a pessoa nasceu com uma energia ou algum propósito ligado á umbanda?

R.: Bom dia, Irmão
Ter o santo não esta relacionado ao pai de santo, E sim você ter uma origem divina que é ligado a uma das forças de Deus, por exemplo "teu santo é Ogum", Significa que o orixa que lhe rege é ogum que é uma divindade ou uma força de Deus ligado ao sentido da Lei, Essa origem tem a ver com nossa essência, todos independente de religião tem essa ligação ancestral com uma das sete forças de Deus, se estamos na Umbanda chamamos essa força de Ogum e se estamos na Igreja chamamos essa força de São Jorge ou anjo Gabriel, Muda-se o nome mas a força é a mesma. então resumindo, quando lhe disserm que "você tem o santo" disseram na verdade que você como todos nós tem uma origem divina ligada a uma força de Deus Fé (Oxala) Amor (oxum) Conhecimento (oxossi) etc. Porem o que ira dizer se vc tem ou nasceu com uma energia ou propósito ligado a Umbanda, sera o seu amor e se vc sente no coração que deve adota-la como religião. Todos nascemos com o propósito de servirmos Deus através da religião que mais nos for afim, se for a Umbanda, seja bem vindo a religião mais tolerante e amorosa do mundo, mas se não for na Umbanda e for em outra religião , não importa , pois oque importa é estarmos servindo Deus da melhor maneira possivel e sendo benção na vida dos nossos semelhantes
Espero ter ajudado.
Nilo Coelho
-------------------------------
P.: Umbandista é toda pessoa que assumiu a Umbanda como sua guia espiritual e religiosa e frequenta regularmente aos seus ritos, independete de ser medium de incorporação ou de desenvolver qualquer atividade interna.

R.: Creio que sim irmã, pois apenas exige do assistido/fiel que tenha amor ao seu próximo e a si mesmo, pratique a reforma íntima etc. Se ainda existem Umbandistas que não pensam assim é por que não entenderam a mensagem rs...
E talvez seja por isso que a Umbanda (apesar da grande pressão e ataques de outras religiões) venha sempre agregando fiéis/seguidores, pois não promove a conversão em massa, e também não condena por cor, condição social/econômica, opção sexual, etc. A Umbanda entende seus irmãos (pessoas) como partes do Criador, que se são diferentes uns dos outros, é simplesmente para nos fazer enxergar que a Natureza possui uma imensa diversidade.


Abraços fraternos!


Marcello Balido
---------------------------------------------------


P.: O que é Umbanda?


R.: Podemos fazer uma grande reflexão em cima da palavra Umbanda e seu significado. Após a fundação da Umbanda, foi sendo feito uma pesquisa em cima da palavra e o seu significado sendo encontrado a palavra "M'banda" que significa Curador, Sacerdote, ou mesmo atribuida a arte de curar etc. Ou seja, somos "Embandas", pois ainda sim somos sacerdotes, curadores, benzedores, médiuns!



Agora a Umbanda em si atribui um conjunto de pilares, sendo o pilar católico-apostólico-romano (surgindo o sincretismo com os santos católicos etc.), os cultos de Nação Africana (o ritual as divindades Orixás), a cultura européia (aqui incluindo o Kardecismo como manifestação dos espíritos, a magia européia etc.) e a cultura indígena (tão presente nos trabalhos de Umbanda). Formando um todo, Uma Banda só, aonde ordenadamente se trabalha com a manifestação do espírito para a caridade como afirma o Caboclo das Sete Encruzilhadas.


Marcello Balido
--------------------------------------------


P.: Afinal, quando foi fundada a Umbanda?


R.: Em meu entendimento, a Umbanda foi anunciada em 15 de Novembro de 1908 com a manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas em seu Médium, Pai Zélio Fernandino de Moraes, em um Centro Espírita em que foi dito que no dia seguinte iria ter início a uma nova religião, a religião de Umbanda.



E no dia 16 de Novembro de 1908 foi fundada no plano material a religião de Umbanda aonde foi realizada uma genuína sessão de Umbanda na residência do saudoso Pai Zélio Fernandino de Moraes.


Mas se formos refletir em cima disto, o que aconteceu no plano material eu penso que foi apenas "a ponta do iceberg" pois isso vinha sendo preparado a anos no plano espiritual, aonde o Caboclo das Sete Encruzilhadas foi o incumbido a iniciar esta religião no plano material por intermédio de seu médium Zélio Fernandino de Moraes.
Marcello Balido

Nenhum comentário:

Postar um comentário