segunda-feira, 14 de abril de 2014

O que quer dizer a chama de uma vela?

 


Chama Azul Clara: Seu pedido poderá sofrer algumas mudanças. Assim sendo, pede-lhe para ter calma, pois a realização do seu desejo pode estar prestes a concretizar-se e ofereça uma oração novamente. 
Chama amarela: significa que a felicidade está próxima, mas você precisa melhorar sua alto estima.
Chama vermelha: indica que o pedido é favorável e que está a ser realizado vá a luta com muita convicção.
Chama brilhante: mostra que o pedido está a ser ouvido e que vai ser atendido, aguardando sua compreensão e consentimento astral.
Pavio Brilhante: indica sorte e sucesso em seu pedido mas tenha muita calma, pois as portas abrirão no momento certo.
Chama que liberta pequenas faíscas: indica que irá fazer surgir alguém para comunicar uma mensagem importante. Antes de o seu pedido ser concretizado é possível que sofra alguma desilusão, por isso esta é uma forma de um aviso para que esteja preparado.
Chama que levanta e abaixa: significa que, como quem está fazendo o pedido pensa em várias coisas ao mesmo tempo, necessita colocar as ideias no lugar e concentrar-se naquilo que deseja ver resolvido, crie um objetivo, e siga em frente acenda novamente outra vela.
Chama em forma espiralada: indica que o pedido está encaminhando e as preces para entidades superiores e que estas estão prestes a ser realizadas, seja merecedor.
Pavio que se divide em dois: deverá repetir o seu pedido, porque, este foi feito de forma dúbia.
 Vela que Chora: dificuldades em realizar o pedido, peça com o coração e acenda novamente outra vela.
Chama fraca: indica que o pedido deve ser reforçado.
Chama baixa: indica que o pedido vai ser realizado mas com alguma demora. 
Chama que treme: indica que para que o pedido seja realizado é necessário haver uma transformação.
Vela que se apaga sem motivo:  significa que você terá uma ajuda na parte mais difícil do pedido e mas o resto fica por conta da própria pessoa.
Vela que queima completamente: significa que o pedido foi aceite.
Quando se acendem várias velas e uma delas sobressai porque está mais brilhante do que as outras, significa sorte.
Quando se acende mais de uma vela, e todas as chamas estão brilhantes e altas significa que o pedido está abençoado.




As velas são ferramentas de ligação com nosso Pai Criador e suas Divindades. Ao acender velas criamos elo de ligação com nossos Orixás, Guias, Mestres e Mentores. As chamas das velas acompanham as religiões ao longo da história da humanidade. Elas fornecem amparo e aquecem nosso espírito, promovendo bem estar a quem as utiliza. Seja de maneira magística ou religiosa a utilização das velas propagam energias e são firmadas com propósito desencadeiam ações fantásticas em nosso benefício e em benefício de nossos semelhantes. Nunca devemos esquecer de verbalizar nossos desejos, pois o verbo é movimento e realização, e o fato de verbalizarmos nossos desejos estamos programando ações e ligações divinas.
As velas dedicadas aos Divinos Orixás unidas ao conhecimento dos fatores de Deus promovem ações realizadoras na vida daqueles que tem fé e acredita no grande poder dos Sagrados Pais e Mães Orixás.
Abaixo uma pequena relação das cores de velas sincretizadas para cada Orixá:

Oxalá
Velas: Branca, e em casos específicos prata.
Campo de Atuação: Pai Oxalá é a própria plenitude de Deus, os pensamentos de Deus refletem em Oxalá. Podemos dedicar velas em diversos casos, pois Oxalá é o Pai Universal da Umbanda, porém Oxalá é o trono Masculino da Fé, e em casos de falta de confiança, necessidade de congregar valores ou até apatia ante as coisas religiosas, podemos recorrer e este Divino Pai.

Oxum
Velas: Rosa, Amarela e Azul-clara
Campo de atuação: Mamãe Oxum, como é carinhosamente chamada na Umbanda é o Trono Feminino do Amor, quando nos referimos a Amor, não destacamos somente o Amor entre homem e mulher, mas sim o amor de Deus, amor no seu sentido amplo e universal. Podemos rogar a Mãe Oxum união para nossa família, dissipação do ódio e do ciúme, agregação de fatores positivos, prosperidade material e espiritual. Mãe Oxum também é a Nossa Senhora da Conceição, portanto em casos de infertilidade podemos pedir seu auxílio, ou até mesmo na hora de conceber projetos, idéias e ações esta amada e Divina Mãe Orixá nos ampara sempre.

Oxumaré
Velas: Azul-Celeste
Campo de Atuação: Pai Oxumaré é o Trono Masculino do Amor, seus dois principais fatores são: Diluidor e Renovador. Este amado Orixá atua em nossas vidas diluindo os excessos e desequilíbrios e renovando nossas vidas, os meios de vida e até mesmo os sentidos, para que possamos retomar nossa caminhada evolutiva. Diluição e Renovação são duas das palavras chaves para pedidos de auxílio deste Amado Orixá.

Oxóssi
Velas: Verde-Escuro
Campo de atuação: Pai Oxóssi é o provedor de toda a aldeia, caçador ágil e tenaz. Evocamos este Sagrado Orixá, para que haja fartura em nossa mesa, que não nos falte o alimento para o corpo e a alma. Pai Oxóssi é o Trono Masculino do Conhecimento, portanto atua na expansão de nosso conhecimento e como caçador representa a busca incessante pelo conhecimento.

Obá
Velas: Magenta ou Vermelha
Campo de atuação: Mãe Obá é o Trono Feminino do Conhecimento, Senhora da Verdade, evocamos esta amada Mãe quando queremos que a Verdade se faça presente em nossas vidas. Se Oxóssi é a expansão do Conhecimento, Mãe Obá é a fixação deste conhecimento,portanto podemos evocar esta Divina Orixá quando tivermos problemas nos estudos,acender uma vela antes de uma prova para que consigamos fixar conhecimento.

Xangô
Velas: Marrom, Vermelha
Campo de atuação: Pai Xangô é Trono Masculino da Justiça. Senhor do equilíbrio e da Razão, Pai Xangô pode nos auxiliar em casos de ações judiciais, e em pedidos para que possamos recuperar nosso equilíbrio e razão. Devemos clamar pela misericórdia de Xangô e evitarmos clamar sua justiça, pois afinal somos todos devedores.

Egunitá
Velas: Laranja
Campo de Atuação: Trono Feminino da Justiça, Mãe Egunitá é o próprio fogo consumidor. Mãe Egunitá é a ação implacável da Justiça e da Lei. Devemos evocá-la em casos de desequilíbrios, obsessões, e etc. Mãe Egunitá é o fogo que consome, mas que também aquece nas horas de dificuldades, evocamos os seu fogo abrasador para nos defender das injustiças e daqueles que desejam por ventura nos prejudicar.

Ogum
Velas: Azul-Escuro, Vermelha, Branca
Campo de Atuação: Trono Masculino da Lei, Ogum é o Defensor e Guardião de toda a Criação Divina. Ela é a própria ordem Divina de tudo e de todos. Senhor de todos os caminhos, podemos pedir a abertura de nossos caminhos, além de amparo, proteção e defesa contra todo e qualquer mal.

Iansã
Velas: Amarelas
Campo de atuação: Trono Feminino da Lei, Mãe Iansã é a Senhora dos Axés, pois não há a propagação dos axés sem o direcionamento e movimento de Iansã. Mãe Guerreira e Defensora da Lei, podemos clamar sua proteção. Iansã é a direção, é a Luz no fim do túnel, é também esta Mãe Orixá que direciona os espíritos recém desencarnados aos seus lugares de merecimento, portanto, quando estivermos sem rumo ou direção podemos clamar o auxílio desta amada e Divina Mãe Direcionadora.

Obaluaê
Velas: Preta e Branca, Violetas, Brancas
Campo de Atuação: Trono Masculino da Evolução, Senhor da Sabedoria. Pedimos o auxílio de Pai Obaluaê para nos dotar de sabedoria, para aquietar nosso íntimo e emoções turbulentas, pois Obaluaê é também o Senhor da Quietude, afinal o silêncio é a oração dos sábios. Orixá da Cura de todas as doenças que possam afetar o corpo e a alma, pode recorrer ao seu poder curador em casos de doenças físicas, emocionais e espirituais. Pai Obaluaê tem como um de seus muitos fatores a Transformação, portanto podemos rogar a este Pai Amoroso a transformação de nosso negativismo, ou de qualquer coisa que possa ser transformada em nossa vida, para que possamos evoluir de fato.

Nanã
Velas: Lilás e Brancas
Campo de atuação: Trono Feminino da Evolução Mãe Nanã é a Senhora do Saber, da Maturidade. Essa Mãe Orixá atua decantando de nossas vidas todos os males. O significado da palavra decantar é:
Separar, por gravidade, impurezas sólidas que se contenham em um líquido, portanto Mãe Nanã atua purificando nossa alma e sentimentos a fim de livrar-nos dos males que possam afligir nossa mente e espírito.

Iemanjá
Velas: Azuis-Claras
Campo de Atuação: Trono Feminino da Geração, Mãe Iemanjá é a Matriz Geradora de todas as coisas geradas por Deus. Senhora da Criatividade e Mãe das oportunidades, podemos clamar seu auxílio para que gere o necessário em nossas vidas para continuarmos nossa caminhada ao nosso Pai Criador

Omolu
Velas: Roxas
Campo de atuação: Trono Masculino da Geração. Pai Omulu é o punidor de todos aqueles que cometeram atentados contra a vida. Um de seus fatores é o paralisador de excessos

Que a Divina Luz esteja entre nós
Emidio de Ogum




Nenhum comentário:

Postar um comentário