segunda-feira, 9 de maio de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Gostaria de ter uma opinião sua sobre como se faz um Pai No Santo.
Existe uma forma " correta " na Umbanda ?
Como seria essa feitura, afinal é preciso ter a coroa bem protegida dos ataques espirituais( que acontecem a todos os terreiros )que não são poucos. E quem nao estiver com a coroa firmada, bem feita, sofre bastante , correto ?
Como se consagra um Pai no Santo na Umbanda ?
Afinal muitos mediuns saem de seus terreiros por divergencias, ou presunção, e acreditam que com seus anos de conhecimento e trabalho mediúnico, são suficientes para comandar uma casa. E normalmente se intitulam " dirigentes ", não Pai no Santo, forma de disfarçar que não são sacerdotes.
Explique essa para nós.
Saravá irmão.
Mauro



A questão é a seguinte. Existem Umbandas que fazem INICIAÇÕES PARA ESTE FIM (FEITURAS só no Candomblé) e existem também as que não fazem por só lidarem com Espiritos Humanos desencarnados.

As que fazem e são sérias (e por isto não iniciam para este fim qualquer um), têm por objetivo, além de preparar o iniciado passando-lhes os conhecimentos básicos e fundamentais que irão aplicar no decorrer de suas vidas, tanto no trato com seres espirituais de natureza humana (Espíritos Humanos desencarnados), quanto seres espirituais de natureza não humana (Elementais da Natureza - os que são ligados à Natureza em suas diversas formas e que também são chamados de orixás), para o que se levam um bom tempo (alguns anos) na apreciação das capacidades de quem vai ser iniciado, suas reações frente a diversas situações, tanto espirituais quanto de vida simples, etc.

Tendo sido aprovado, não só pela Chefia Encarnada, mas principalmente pela Chefia Espiritual, esse encarnado é então apresentado aos Elementais da Natureza, ou em seus sítios próprios (rios, praias, matas, etc) ou em algum lugar apropriado dentro do próprio Terreiro para o qual esses Elementais são atraídos por oferendas e "rezas" a eles destinadas sem qualquer introdução de ejé (sangue), sendo nestes locais que se fazem uma espécie de "pacto de amizade" que, dependendo do conhecimento do Iniciador e das raízes de seus conhecimentos, vai variar nas formas de seus rituais para este objetivo.

Entendem-se então, que a partir deste "pacto de amizade", ficará o então INICIADO em melhor sintonia com estes seres que, por sua vez, lhes serão mais atenciosos, recebendo-o e atendendo-o amistosamente, bem assim como aos seus pedidos futuros sempre que a eles recorrer.

De uma forma geral, por este "pacto" o então iniciado passa a contar com mais proteção destes seres da Natureza e, por "estreitamento dos laços de amizade" entre eles (e com os Espíritos Humanos também) ao longo do tempo, poderá adquirir a possibilidade de vir a ser, ou não um verdadeiro Pai No Santo de algum grupamento, já que os "axés" necessários para tal vêm exatamente através de seus conhecimentos adquiridos ao logo deste tempo e destes laços de amizade, através da qual virá a receber informações de nível bem mais profundo e às vezes particulares em relação A ELE MESMO e aos dois tipos de Espíritos a que se juntou por pacto e sintonia.

Se você fizer uma análise bem reflexiva do que leu antes, chegará à conclusão de que um VERDADEIRO PAI NO SANTO, só o será se a ESPIRITUALIDADE ASSIM PERMITIR, já que serão eles lá que lhe passarão, OU NÃO (e isto vai depender de vários fatôres) os ensinamentos mais profundos e relativos àquilo que deve e pode receber para que chegue a tal posição e, PRINCIPALMENTE, para que seja RECONHECIDO E RESPEITADO pelos Espíritos humanos e Naturais como tal.

Espero ter podido me fazer entender.

Um GRANDE SARAVÁ pra você também!!!

------------------------------------------------------------------------------------


eu e minha esposa frequentamos algumas sessoes de umbanda, sempre conversavamos com seu ze pilintra,fizemos alguns rituais,ele dizia que minha esposa tinha que trabalhar no centro,mas paramos de frequentar por motivos particulares,entao esses dias sonhei com uma amiga que trabalha nesse centro, ela no sonho me disse que estavao me chamando e eu deveria ir la que queriam conversar comigo.Fiquei meio sem saber oque fazer se vou ou nao oque vc acha. devo ir ou nao?


Salve, ANÔNIMO (Rssss EXISTE COISA PIOR QUE FALAR COM UM ANÔNIMO?)

A questão verdadeira é a seguinte:

1- VOCÊ QUER VOLTAR LÁ?

2- Quando lá esteve sentiu alguma forma de identificação com o que ali acontecia?

3- Observou e compactuou com o comportamento dos médiuns, do(a) Chefe de Terreiro e/ou da entidade com quem lidava?

4- A ENERGIA da Casa foi positiva pra você e sua esposa?

Se todas as suas respostas forem positivas, então não há mal algum em você lá voltar. Mas tenha em mente que, se o Terreiro for dirigido por algum tipo de Zé Pelintra (ou qualquer outro tipo de EXU), ainda que se lhe respeitem, com toda a certeza NÃO É UM TERREIRO DE UMBANDA, ainda que assim seja apresentado.

Receba um fraterno abraço.

----------------------------------------------------------------------------------


Meu nome é Robson, sou iniciado na umbanda a mais de 3 anos e estou em desenvouvimento, porém sou medium consiênte e não me cinto bem com isso.
Achei de grande ajuda o que você disse nesta pagina.
Me tire uma grande duvida. Estou em uma casa onde eu procuro conhecimento sempre que me é dada esta oportunidade. A entidade maria padilia do meu pai NO santo falou para a minha pomba gira cigana, que numa proxima incorporação ela desse o nome e riscase seu ponto. Obs(eu vi, ouvi e lembro de tudo), e isso tem me deixado de cuca quente e meio desesperado.
Como você pode me ajudar neste caso que tem tirado meu sossego, pois fico com a impreção que eu (Robson) é que tenho que resolver.
Me ajude por favor.
Meus parabens, e um grande AXÊ.



Sabe que eu não sei?

O máximo que lhe posso dizer é que confie em você e na entidade porque se ela tiver mesmo que riscar seu ponto, vai fazê-lo. E se não estiver na hora certa, seja lá por que motivo for, ela não vai fazê-lo, o que não deve servir de entrave para sua crença e melhoria futura de sua mediunidade.

Como já disse e você já leu, REAFIRMO que sintonia vibratória entre médium consciente e Espíritos cresce na medida em que haja TREINAMENTO e ADAPTAÇÕES entre um e outro, o que leva tempo e demanda paciência.

Se seu pai no santo acha que você está pronto pra canalizar perfeitmente sua P.G., quem sou eu pra contrariá-lo, não é mesmo?

Só espero que você NÃO "monte a entidade" (e risque você mesmo) e NÃO venha a ser um tipo de "médium" desses ANÍMICOS que se está vendo por aí que sobre ANIMISMO tente solidificar a sua crença e sua fé porque isto muitos já tentaram e hoje pagam dízimos.

Os que ainda tentam (que não são poucos), na melhor das hipóteses, mais cedo ou mais tarde, vão pelo mesmo caminho deixando a Umbanda ... GRAÇAS A DEUS!!!!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Fui em varios centros de umbanda,sempre me falam que tenho mediunidade e tal...no ultimo que fui ..depois do PASSE me colocaram numa GIRA tipo os mediuns faziam um circulo e eu ficava no meio, ai tipo pediram pra eu rodar pra DIREITA eu girei ate notei algo mas fiquei todo consciente...depois pediram pra eu rodar pra esquerda ai eu senti uma energizacao maior...qual o significado de se rodara pra direita(sentido horario) e pra esquerda(anti horario?)?


Este movimento de rodar tem como objetivo inical e básico alterar o estado de consciência do indivíduo e colocá-lo, digamos assim, a mercê de uma atuação externa que tanto pode ser de um Espírito como de um hipnotizador, por exemplo.

No caso de ser Espíritual essa atuação que se busca, não tendo sido sua sensação apenas uma reação ao fato de ter estado rodando pra a direita e logo depois para a esquerda (porque isso também causa desequilíbrio e alterações na consciência) podemos julgar que tenha acontecido pelo fato de que, pelo menos simbolicamente, por uma interpretção ocultista, os giros para a esquerda determinem a descida das entidades (e energias) para a terra e para a direita o contrário - a subida ou à ida oló.

Mas antes que aceite isto como verdade total, sugiro que de uma próxima vez, peça para que iniciem as rodadas para a esquerda e depois para a direita e procure observar as sensações que isto lhe causará.

Comparando as duas formas, sendo diferentes ou não, você já terá uma boa base para iniciar suas própria pesquisas a respeito, creio.



MANDE SUAS DUVIDAS OU PERGUNTAS PARA: verynil@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário