domingo, 14 de novembro de 2010

15 de novembro Dia da Umbanda



A Umbanda sou eu...




Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo os sons das selvas e das senzalas.


Sou o cântico que chama ao convíveo seres de outros planos. Sou a senzala do Preto velho,com seu café amargo, seu cachimbo e sua meiguice. A cerimônia do Pajé com a sabedoria dos caboclos.


A encruzilhada de Exú com sua seriedade fumando seu charuto, juntamente com sua pomba gira com sua cigarrilha nas mãos, dando uma linda gargalhada....o requebro da cigana com seu pandeiro e baralho.


O jardim das beijadas com suas brincadeiras e doces.


Sou o céu dos Orixás com suas forças: nos ventos, no mar, na suavidade da cachoeira, na fortaleza das pedreiras, nos verdes das matas, no silêncio dos pantanos, no brilho da lua, na força da terra.


Sou o fluido que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz. Sou o templo dos sinceros e o teatro dos atores. Sou livre, determinada e forte.


Minhas forças? elas estão no homem que sofre e clama por piedade e amor. Minhas forças estão nas entidades espirituais que me utilizam para o conhecimento em busca do crescimento humano e espiritual.


Minhas forças...estão nos elementos: na água, na terra, no fogo e no ar...na pemba, na mandala, no ponto riscado e cantado. Estão finalmente na minha crença, na minha fé, que é o elemento mais importante da minha alquimia.


Minhas forças...estão em mim, no meu interior, lá no fundo na última partícula da minha mente, onde me liga ao criador.


Quem sou?...sou a humildade, mas cresço quando combatida;


Sou a preçe, a magia, o ensinamento milenar, sou cultura;


Sou o mistério,o segredo, o amor, a esperança;


Sou a cura, a caridade, sou de voce, sou de Deus;


Sou Umbanda...apenas Umbanda.
autor Desconhecido


Texto adaptado pela Yalorixá Iracema de Obaluaê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário