quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTA POSTAGEM FOI CRIADA PARA TIRAR DÚVIDAS DE ALGUNS LEITORES SOBRE O BLOG E A TENDA, MAS COMO TEMOS MUITOS LEITORES CURIOSOS COM A RELIGIÃO,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE A MESMA.
CASO VC. NÃO CONCORDE COM A RESPOSTA, POR FAVOR ENVIE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO.
--------------------------------------------------
P.: Num medium novato a descida de exus e pomba giras se torna difucultosa
pois ele ou ela se descontrola.
Sendo o exu um espirito mais forte como o medium deve fazer?

R.: Eu acredito que um médium ainda descontrolado deve evitar receber a
esquerda até que tenha desenvolvido seu "guia" de frente.
Eu tenho por hábito sempre que preciso receber a esquerda, abrir e fechar
com o caboclo que é meu guia de frente.
Outra coisa, pessoalmente não considero o Sr. Exú "o mais forte". Acredito
numa força balanceada igual em todos os níveis.
Agora, acredito sim na imaturidade do médium que acaba por não saber
controlar a força que a esquerda descarrega quando incorporado. Por isso é
preciso desenvolver corretamente a mediunidade, senão perde-se o controle.
Mas todos já fomos iniciantes um dia... Eu por ex. já dei banzé em terreiro
por deixar vir a entidade sem estar preparada.
Yalorixá Claudia Rodrigues

----------------------------------------------------------------------

P.: Como se faz o desenvolvimento?


R.: O desenvolvimento da mediunidade é algo muito complexo de se falar mais existem algumas regras para seguir dentro do terreiro de umbanda, a mediunidade deve ser trabalhada com serenidade e ao mesmo tempo com firmeza

Temos que ter Sempre a mediunidade ativa.

Pra quem se inicia e pra quem já e desenvolvido O desenvolvimento numa roda de umbanda deve ser feito com critério e sob orientação de um Pai o uma Mãe de Santo dando passividade ao um guia experiente que saiba orientar o Grupo num todo.

Vamos as principais regrinhas que se deve seguir

1} O médium iniciante numa roda de umbanda deve ser ajudado pelos mais experientes [pois quem tá no inicio da mediunidade custa as vezes de se incorporar ou de ter um descontrole muito grande ao receber os guias] por isso deve ser bem orientado.

2} Dentro de um templo ou tenda deve ser ter um dia pra desenvolvimento ou aprimoramento dos médiuns [uma gira ou roda de desenvolvimento faz os médiuns ficarem mais fortalecidos para um gira para o publico] devemos escolher um dia especifico para realizar a roda somente com os médiuns.

3} Os médiuns devem estudar,praticar e se evangelizar [através do estudo tem o conhecimento que devemos praticar e ao mesmo tempo deve ter uma moral alta [pois nós umbandistas lidamos com energias mais fortes]

4] Os médiuns devem incorporar seus guias e protetores sem muito alarido pois os irmãos
de luz são amigos espirituais.

5] os médiuns devem passar pelo ritual de amaci de purificação.

6] Deve desenvolver os chacras energizando com passes vigorosos nos médiuns.

7] O Mediam deve em casa fazer suas orações comer comidas leves não fazer sexo e chegar a sessão pelo menos meia hora antes.

8] As outras mediunidade como vidência, psicografia, claudiancia e etc devem ser desenvolvida de uma maneira especial.

9] deves fazer as firmezas dos médiuns.

10] Na roda de uma gira deve o dirigente ensinar certas mistérios para os médiuns saber identificar quem é os guias e protetores desde um exu ate um oriental.

11] a roupa branca deve ser usada como a roupa ritualística principal.

12] Deve o médium ser aceito na roda e depois no terreiro.

13] os médiuns devem se manter conscientizados e ao mesmo tempo cantar os pontos seguindo o ritmo dos atabaques.

14] fazer o juramento do médium.

Essas são algumas regras de umbandistas dentro da mediunidade e os médiuns devem seguir se dentro do terreiro usa-se uma mesa para o desenvolvimento deve-se seguir as mesmas regras mais ai sera sentado.

A Grande maioria dos terreiros porem fazem em pé, a variedades de terreiro para terreiro.

A MEDIUNIDADE É SAGRADA DEVEMOS RESPEITAR E SABER USA-LA PARA A NOSSA EVOLUÇAO

Pai Ricardo de Oxossi

--------------------------------------------------------------------

P.: Os guias que se manifestam através do médium umbandista, sempre o acompanharam, desde o seu reencarne?

R.: Não existe regra sobre isso. Vou falar por mim, trabalho com entidades que estou ligado por encarnações anteriores e também com entidades que conheci recentemente.
Pai Fernando de Ogum

----------------------------------------------------------------------

P.: O que significa quando se diz que uma pessoa "tem o santo"?
Acredito que é algo relacionado ao pai de santo. Mas significa que a pessoa nasceu com uma energia ou algum propósito ligado á umbanda?

R.: Ter o santo não esta relacionado ao pai de santo, E sim você ter uma origem divina que é ligado a uma das forças de Deus, por exemplo "teu santo é Ogum", Significa que o orixa que lhe rege é ogum que é uma divindade ou uma força de Deus ligado ao sentido da Lei, Essa origem tem a ver com nossa essência, todos independente de religião tem essa ligação ancestral com uma das sete forças de Deus, se estamos na Umbanda chamamos essa força de Ogum e se estamos na Igreja chamamos essa força de São Jorge ou anjo Gabriel, Muda-se o nome mas a força é a mesma. então resumindo, quando lhe disserm que "você tem o santo" disseram na verdade que você como todos nós tem uma origem divina ligada a uma força de Deus Fé (Oxala) Amor (oxum) Conhecimento (oxossi) etc. Porem oque ira dizer se vc tem ou nasceu com uma energia ou propósito ligado a Umbanda, sera o seu amor e se vc sente no coração que deve adota-la como religião. Todos nascemos com o propósito de servirmos Deus através da religião que mais nos for afim, se for a Umbanda, seja bem vindo a religião mais tolerante e amorosa do mundo, mas se não for na Umbanda e for em outra religião , não importa , pois oque importa é estarmos servindo Deus da melhor maneira possivel e sendo benção na vida dos nossos semelhantes


Renato de Oxaguian
---------------------------------------------------------------------------------

P.: Olá Gostaria de saber se um casal pode compartilhar o mesmo espaço para firmeza de forças da esquerda ou tem que ser em lugares separados?

R.: Pode compartilhar o mesmo loca sim, pois por exemplo você ao firmar suas forças da esquerda vamos supor que você acendo trêz velas em triângulo com a branca em cima, a vermelha na direita e a preta na esquerda, dentro desse copo coloque um copo de pinga e outro de champagne e tês cigarros, tudo dentro do triangulo. Ao fazer isso você delimita o espaço e o campo de força que vai se abrir, pois o próprio triângulo de velas é o delimitador. Então sua esposa pode fazer o mesmo um palmo ao seu lado que não ira haver a interferência, Falamos isso embasados por exemplos nos trabalhos no centro de Umbanda quando um guia do lado do outro risca seus pontos e eles estão delimitados pelo circulo de pemba ou pelo circulo de velas, de aguas, de folhas etc. Então resumindo pode firmar seu guradião no mesmo lugar sim desde que tenha um delimitador seja ela um triangulo de velas, um triangulo de pinga um circulo com uma fita preta ou um circulo de 7 moedas. Etc.


Pai Geraldo
------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário