quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VIVER PARA A FÉ...OU... VIVER DA FÉ ?

Atualmente muitos adeptos da Umbanda não vivem para Ela, mas sim, dela vivem.

Longe de mim condenar quem depende da Umbanda para poder ganhar seu pão de cada dia. Cito por exemplo as centenas de lojas especializadas em

suprimentos para a prática da nossa Fé. Vão desde pequeninas lojas na

periferia, até verdadeiros magazines luxuosos. Mas na verdade,

freqüentar algumas dessas lojas é fascinante e contagiante,

particularmente esqueço da vida quando estou dentro das lojas, pois

sinto vontade de comprar um monte de acessórios. Mas não é esse tipo de

comércio que preocupa, até porque são extremamente necessários a prática

da nossa Fé, mas sim refiro-me ao monte de ofertas que podemos

encontrar na internet de cursos e treinamentos abordando todos os

assuntos que compõem a Umbanda. Por algumas centenas de Reais, uma

pessoa inexperiente poderá ser tornar em pouco tempo um mestre

conhecedor de todos os rituais Umbandistas.

 
Existe de tudo, treinamentos aos finais de semana, cursos rápidos, palestras, encontros, e tudo com certificado de participação. Os temas abordados são abrangentes, uma vez

que permite que o participante passe a “compreender” toda a

ritualística, e claro, saber utilizar-se dela no terreiro. Está aí uma

forma de codificar a Umbanda, uma vez que todos que participam desses

cursos irão conduzir seus trabalhos de maneira semelhante, imagino.

 
Nota: Apenas me antecipando as suas críticas, quero afirmar que nada

tenho contra a informação séria.

 
Na Umbanda a oferta de literatura informativa não é muito farta, porém podemos encontrar livros muito bons, mas também estão nas prateleiras

aqueles livros milagrosos que ensinam a se tornar médiuns, a fazer

curas, magia, benzimentos, oferendas…. Ufa!!…. tem de tudo! Sei que o

tema é contagiante e muito envolvente, mas não podemos esquecer que é lá

no terreiro onde está a maior fonte de sabedoria. Evidentemente que

devemos nos instruir, mas sejamos cautelosos com aqueles que apenas

vivem da Fé.

Ontem, lá no terreiro…. Pai Guiné deu uma baforada em minha direção e disse: Sente-se meu filho…. tenho muito a lhe ensinar……

Wilson de Omulu

Nenhum comentário:

Postar um comentário