São verdadeiros mensageiros, e porque não dizer, obreiros entre o plano terra e espiritual. Eles são "POLICIAIS" que buscam o cumprimento da Lei Divina no Baixo Espiritismo.
Classificados como Exús Coroados, Batizados, Espadados - Lei e Pagãos, dentro de suas missões agem sempre em busca do bem, amigos verdadeiros com os quais muito nos identificamos pela sua forma de ser e agir (características).
FORMA DE AGIR, é aí que começa a confusão. Os Exús por terem características de acordo com sua classe de manifestação, são confundidos com os Kiúmbas (espíritos sem luz) que são forças do baixo espiritismo e que se ligam as pessoas de sentimentos pequenos e mesquinhos. A manifestação dos Kiúmbas é pesada e geralmente mistificam as entidades de Luz. Este espíritos do baixo espiritismo também são organizados hierarquicamente, mas para a prática da maldade.Para você identificá-lo, observe, estão sempre pedindo algo em troca (presentes, oferendas, pagamentos, etc...), nunca trabalham de graça em nome da Caridade, é a Lei to toma lá dá cá. Fique atento para diferenciar estas entidades (kiumbas) dos verdadeiros Exús.
Nós de Umbanda e praticantes de Kimbanda, NÃO trabalhamos com Kiumbas, a não ser que tenhamos sidos corrompidos (pela mal pratica religiosa) e/ou não temos conhecimento de causa para diferenciar as vibrações e a forma de trabalho dos Exús para os Kiumbas.
A diferença dos Exús em relação a estes espíritos das trevas é que a forma de trabalho é bem diferente, pois os Exús cumpre as determinações divinas e suas vibrações são mais leves, NÃO se vendem e nem aceitam trocam, acima de tudo não praticam a maldade, porque sua missão é ajudar e não conturbar. São amigos fiéis sempre prontos a nos defender e guarnecer dos perigos materiais e espirituais, são servidores dos nossos Caboclos e Orixás.
Estes guerreiros do bem contra o mal travam enormes batalhas com o baixo espiritismo, se infiltram nas camadas mais inferiores, pra resgatar espíritos (kiumbas) presos a feitura da maldade, para que esses venham para o caminho da luz, tornando-se mas mais tarde um Exú, se assim for determinado.
Por isso muitas manifestações de Exús são grotescas, devido a sua classe e pelo trabalho que desempenham e onde ele está infiltrado, vestem uma roupagem perispiritual de acordo com suas funções.
Como citei acima, a necessidade de ser conhecedor de causa sobre as diferenças (Exús x Kiumbas) , está ligada diretamente em sabermos com que classe de exús trabalhos em nossos terreiros e a missão que desempenham, isso requer experiência e conhecimento, para não confundi-los.
Até agora buscamos entender EXÚ, mas existe ainda uma das sete Legiões de Exú que não falamos que é a sétima Legião: Exú Pomba-Gira - o lado feminino.
Porque Pomba Gira? Essa nomenclatura vem da Pomba de Yona (Dórica x Jonica), e ainda, há "ligação" com o termo Bombogira (pombogira) (Nagô = Exú/Orixá). Mas o caso que nos interessa aqui é sabermos que são espíritos femininos também de luz que como os Exús Masculinos também desempenham grandes trabalhos no mundo espiritual especialmente no que tange a sexualidade.
Por serem entidades que nas suas incorporações trazem consigo forte grau de sensualidade, alegria, descontração, esperteza e gosto pela conversa, muitos dizem que estes espíritos foram mulheres de rua, prostitutas...até podem ter sido, mas evoluíram, se tornaram entidades e agora prestam serviços, daí ser diferente de um comportamento leviano que temos visto por aí.
Na verdade nesta forma de manifestação estão trabalhando pelo terreiro e pelas pessoas que precisam de sua ajuda, porque é deste jeito que elas combatem as correntes negativas.
São também mensageiras e obreiras no caminho da verdade em busca de soluções de problemas materiais e espirituais. Com sua alegria contagiam, ajudando a olharmos o mundo sob outra ótica.
Agora sabemos que Exús são na verdade grandes amigos que estão sempre prontos a ajudar e defender. Verdadeiros guerreiros incansáveis pelo cumprimento da lei de Deus e evolução dos mundos.
Pai Carlos de Aganjú
Isso acontece muito no plano espiritual, onde muitas vezes os laços são quebrados devido às diferenças vibratórias. Na verdade o laço não se quebra, apenas afrouxam - se um pouco...
É, eu acho que todo Exu chora. Assim como eu e você também. Inclusive, todo mundo chora, pois todos temos dores, remorsos e tristezas. Isso é humano. Mas, voltando ao campo santo...
"Engraçado, como é que pode? Tava chorando até agora, e de repente sai rindo de uma hora pra outra?" _ pensei contrariado.
A verdade é que nunca vi Exu reclamar de nada, nem julgar a ninguém. Pelo contrário, o que vejo é que Exu nos ensina a não reclamar da vida, pois tem gente que passa por coisa muito pior e o faz com honra e... Bom - humor!
Mas, ainda falando dos múltiplos aspectos contraditórios de Exu, pois ele é a contradição em pessoa, devo ainda relatar mais uma experiência contraditória em relação a sua natureza.
Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver...
Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de gênio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua Vontade.
Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.
Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem contudo poder negar-me ou recorrer.
Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado à exercer a descrença, a confusão e a ignomínia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniqüidades que eles mesmos criam e, eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.
No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro nalgum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.
Aceito , sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.
Peço-Te, Oh, Pai infinito que lhes perdoe.
Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.
Perdoa-os, e torna-os bons, porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do Teu amor e a graça do Teu perdão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário