domingo, 20 de março de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS



P: - Posso fazer comentários sobre o Blog? 

Em primeiro lugar está muito legal, meus parabéns!

Um toque que eu quero dar aqui e que eu não concordei foi em relação aos pontos riscados das Crianças na Umbanda que é colocado como se elas não riscassem pontos com fundamentos tal qual Caboclos, PVs, Exus... Mas bem, no "meu" terreiro toda entidade tem ponto riscado sim, inclusive Crianças, até pq mtas vezes representam algo de extrema importância na coroa do médium, o que ocorre mto no "meu" terreiro, e aí elas tem ponto sim, normalzinho como as outras entidades, onde apresentam sua faixa vibratória, Orixá que comanda e tudo mais. Penso que, apesar de se apresentarem como Crianças, sabemos que podem ser espíritos antiqüíssimos e tem mta luz, caso de uma Criança que conheço lá do terreiro, se apresenta como um caboclinho, uma PV me contou a história dele relatado por ele mesmo em uma obrgação... que ele já havia sido um índio muuuito velho, conhecedor de muita coisa da mata, das ervas e tudo mais, e hoje na Umbanda trabalha como uma Criança sob a vibração de Oxóssi, um Caboclinho... o mais incrível são as ervas que ele passa para quem precisa de algo. Espírito de muita luz, muito fundamento.

Se você acha que não tem é só pq ainda não viu! hehehe

muita Paz e Luz para todos!

Continue assim, blog interessantíssimo, deveríamos ter mais estudiosos sérios de 

Umbanda!


R: - Você não só pode como deve fazer comentários.

Que bom podermos contar com experiências de outros como vc, então.

Como acho que deixei claro lá, EU NÃO CONHECIA MESMO crianças que riscassem pontos de fundamento e só tinha visto, até então, riscos sem sentido e mais nada. Mas concordo com você quando afirma que nessas falanges podem existir espíritos muito mais antigos que possamos imaginar e não desconfio, nem um pouco, da sabedoria deste caboclinho ao qual vc se refere.

Viu só? Acabei aprendendo mais um pouquinho e podendo agora, com certeza, dizer que riscam sim.

-------------------------------------------------------------------

P: - Sou leiga no assunto estou precisando fazer uma pergunta e não encontro onde, espero que aqui eu consiga uma resposta, fui ao um terreiro e o chefe da casa com quem passei pediu pra que eu fosse na mata e acendesse uma vela pra cada orixá, gostaria de saber porque e pra que? Obrigado

R: - Isto de se acender uma vela para cada orixá, tanto pode ser uma forma de se pedir agô (licença) a cada um para que se processe algum pedido seu, como, em caso de iniciação no culto, ser uma forma de apresentá-la aos mesmos como nova iniciante.
--------------------------------------------------------

P: - É normal um pai de santo não receber os guias dele nos dias de trabalhos?

R: - Sim, muitas vezes o Zelador não incorpora para se dedicar ao desenvolvimento dos filhos ou ver como está o andamento dos trabalhos dentro da casa. As vezes até mesmo por um motivo de saúde ou idade avançada. O que não é normal é nunca incorporar ou fingir incorporação.
--------------------------------------------------------

P: - Olá, gostei muito do blog e tenho uma duvida q me deixará muito agradecida se puder ser respondida. Estou frequentando uma casa de umbanda a mais ou menos 2 meses e lá o pai da casa é um exu( tranca ruas), ele quem dá consulta e desenvolve os médiuns, embora o pai de santo tbm incorpore um caboclo que por sinal dá nome à casa. Li numa de suas respostas que normalmente na umbanda o chefe da casa ou é caboclo ou preto velho e na última gira q fui foi cantado um ponto que falava de quimbanda. Será que esse terreiro é mesmo de umbanda? O que acha disso? Um abraço!

R: - Sinto ter que dizer-lhe isto, irmã, mas, DECIDIDAMENTE ESTE TERREIRO NÃO É DE UMBANDA, por mais que assim se auto-rotule.

Nas UMBANDAS DE VERDADE, Exu de Lei não pode nem BOTAR MÃO NA CABEÇA de qualquer médium, quanto mais DESENVOLVÊ-LO. E Exu de Lei SABE DISTO!

Já fico até imaginando Pretos Velhos e Caboclos "tendo que bater cabeça pra Exu" neste "seu" terreiro, numa completa e TOTAL INVERSÃO DE VALORES, por conta do desconhecimento nem sempre ingênuo de certas pessoas e/ou entidades.

São coisas como esta que causam cada vez mais confusão nas cabeças de quem está começando e pensando o estar fazendo na Umbanda. E daí também advém as afirmações posteriores sobre Exu ser mais evoluído que Pretos Velhos e Caboclos, que Exu é um "iluminado", que Exu é o maior, ou seja, uma verdadeira EXUMANIA que se percebe estar tomando conta do povão que, desconhecedor DO QUE É BÁSICO PARA A UMBANDA, acaba caindo em armadilhas que, por certo, os fará um dia a terem que pagar dízimos, se é que me entende.

Paz, Harmonia e decisões sábias em sua vida!!

----------------------------------------------------------

P: - Olá,meu nome é Jussara e estou em desenvolvimento a +ou- 10 meses.No início eu só tremia e chorava muito durante as giras,agora minhas entidades veêm mais não falam,nem seus nomes e nem pontos eles riscaram...Além disso eu fico consciente durante todo o tempo em que eles se fazem presente no domínio do meu corpo.Isso é normal,às vezes me sinto mal,tenho muitas dúvidas sobre essa consciência,não quero enganar nínguém.Mas por outro lado imagino que em estado normal não faria nenhuma daquelas coisas...Grande abraço e desculpe por enviar a pergunta em comentários,o blog é muito bom tira muitas dúvidas,parabéns e forte abraço da irmã de fé,Jussara.

R: - Cada pessoa é uma pessoa e em cada um a mediunidade se manifesta em níveis diferentes, o que faz com que uns desenvolvam mais rápido a sintonia com seus companheiros espirituais e outros demorem mais.

10 meses não é lá tanto tempo assim, se você for honesta e não quiser "botar a carroça na frente dos burros". Medianamente um treinamento mediúnico razoável se dá com 1 ano ou mais de prática, principalmente se verificarmos que essa prática não é diária. Portanto, o fato de suas entidades já se apresentarem mas ainda não falarem, dizerem nomes ou riscarem pontos nesse tempo, não é nada anormal.

Quanto à consciência, já que você começou com ela, ainda vai levar um bom tempo para que vá percebendo coisas tipo:

1- Lembro de algumas coisas, mas não de tudo;
2- Sei que a entidade falava com fulano, mas não consigo me lembrar o que era;
3- O tempo passou e eu nem senti;
4- Como é que eu esqueço de tudo se, na hora, eu via e escutava tudo?

Se é que você vai chegar à inconsciência total (coisa muito rara na atualidade por diversos motivos), isto só vai se dar muito tempo depois. Mas quando começarem a surgir os primeiros sintomas que nos levam a essas indagações acima, com certeza as entidades já estarão se comunicando muito melhor e até riscando seus pontos ... se os tiverem.

Não se apresse. Aqui vale muito o velho ditado: "A pressa é a inimiga da perfeição."

Vá sentindo cada influência energética que passa por você; aprenda a identificá-las e a separá-las; tente perceber qual é mais "pesada" e qual é a mais "leve"; qual a deixa melhor; qual se achega como pai ou mãe (você sente isto no carinho que passam pra você)e quais se achegam apenas para chegarem enquanto não trabalham (faz parte do treinamento), e por aí vá se sintonizando com cada uma delas.

Você só tem a ganhar sendo HONESTA CONSIGO MESMA!

---------------------------------------
MANDE SUA PERGUNTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário