domingo, 4 de setembro de 2011

"ORIXÁS" CHORÕES E OUTRAS SANDICES


Outro dia dizia a um dos meus amigos, o quanto o movimento umbandista está se esfarelando, como a coisa descambou para um vale-tudo de mentiras, hipocrisias e contaminações doutrinárias.


Na verdade, o movimento umbandista (e não a Umbanda) está se transformando em um imenso CIRCO, onde os “mestres de cerimônia” e seus pupilos não mais querem do que se locupletarem em nome da religião, sem falar que para isto pregam aos quatro ventos que “tudo é Umbanda“, que está todo mundo certo nas suas práticas, por mais exdrúxulas que sejam.

Se a coisa parasse somente no uso de cocares quilométricos, fantasias de demônios, cartolas, fraques e outros fetichismos estava até muito bom. Mesmo com a tal apometria do Norbeto Peixoto, com o Zé Pilintra “santo” do Rubens Saraceni, com a pretensão de Rivas Neto em ser um demiurgo, com certeza poderiamos nos sentir aliviados.

Mas agora, mesmo diante de tanta besteira, alguns resolveram imitar os “milagres” de estátuas que choram em nossos congás, à exemplo do que vem ocorrendo em todo mundo em Igrejas Católicas e, sem exceções, o próprio Vaticano comprovou serem fraudes ou fenômenos naturais.

Em uma lista de discussão, recebemos o seguinte e-mail (ipsis literis):



Assunto: E as imagenes viveram!

E Ogum Onira em terra disse olhando fixamente às imagenes de Ogum e Oia, Se para valer têm vida devem-no demonstrar, esta noite têm que chorar, afirmo Ogum na gira.Increible meus irmãos, já terminada a gira, um irmão estava limpando o terreiro e comenzo a gritar e chorar.E vimos essas imagenes que me acompanhassem o resto de minha vida. Saravá Umbanda! Saravá Quimbanda! Salve nossa Banda!
O que me espanta é que tais “fenômenos” nunca acontecem diante de várias centenas de testemunhas oculares, somente alguns poucos privilegiados, em geral com interesse pessoal no “milagre”, presenciam estas coisas.
Obviamente isto é uma fraude, uma mentira descarada ou fruto de uma histeria coletiva que atingiu os presentes, impressionados que ficaram com a “profecia” do tal Caboclo. As imagens não choram, não andam, não falam… enfim, nenhum fenômeno físico desta natureza, mesmo com um poderoso médium doador de ectoplasma presente, poderia acontecer.
Não que as imagens – como bem colocou um discípulo – não tenham motivos para chorar diante de tanta patacoada e sandices que vemos no meio umbandista, mas tal lamento não seria possível e nem teria sentido pratico algum.

Com certeza, não deve demorar para que tenhamos notícias de imagens de “exus” exalando fumaça com cheiro de enxofre e de pretos-velhos sendo servidas com café em colheres, como fazem na Índia ao servirem leite ao deus ganesh.

Acorda, Povo de Umbanda… os Clarins de Ogum já soaram faz tempo…


Nenhum comentário:

Postar um comentário