quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS



Como saber se a entidade que falo é zé pilintra mesmo?ele usa cartola vermelha e preta e gravata vermelha e fuma charutos e bebe batida de coco, e não erra uma coisa que diz tanto de passado da pessoa como de presente!!!!É seu zé mesmo?axé.
Anonimo.

Bem , Sr. Anonimo, se a entidade diz ser seu Zé Pilintra quem sou eu pra dizer o contrario.
A vestimenta, bebidas e paramentos da entidade não influencia em nada seu trabalho. Existem entidades com o mesmo nome que trabalham sem camisa, de bermuda, com boné azul, na praia, na mata, etc. não esqueça que seu Zé Pilintra é um encantado e o povo é que o transforma no que quiser. O mais importante é que ele está satisfazendo o povo com suas encanterias e trabalhos.
Nilo Coelho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 bere  sobre "Transporte e Descarrego na Umbanda"

Salve,
eu compreendi a diferença porem , o que eu gostaria de saber é se apos a corrente de descarrego ou ate mesmo numa corrente de saúde , é normal aparecer marcas no corpo do medium que estava incorporado na corrente. Digo isso , pois estou ainda em desenvolvimento, e tem acontecido isso comigo durante algumas sessões. Por exemplo; ja tive as costas marcada de chicotadas, arranhões nos braços , hematomas etc.o que isso significa? obrigada e salve seus orixás! Berenice

Em 1993 estive no terreiro de mãe Malvina (Deus tenha em bom lugar), e vi diversos médiuns andando em cima de um tapete de brasas e na fim da sessão não tinham nenhuma queimadura ou marca.
O que acontece com vc. é a mesma coisa ao contrario. Marcas, estigmas, sinais, etc. São muitas vezes deixados pela entidade como algum sinal de reconhecimento, tanto para vc. como para os que não acreditam. Alguns médiuns também tem o que chamamos de "mediunidade de transporte". Isso é, atraem para si as doenças, cargas, males, etc. da pessoa com que estão atendendo. Para alguns é extremamente desconfortável e para mim e até mesmo perigoso. Vc. deve conversar com seu Zelador(a) sobre isso e pedir que faça um bom   trabalho de proteção tanto para vc. como para toda corrente mediúnica de seu terreiro.
Nilo Coelho
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

fui médio de um terreiro por 5 anos em SP e fui coroado como filho de Exú Marabô, vim para SC e estive em vários terreiros tentando me desenvolver. Não encontrei nenhum que desenvolva meu santo. pode me indicar um?
Selmo de Exu.

Bom meu amigo, posso te indicar diversos terreiros que vão tirar de vc. está baita maluquice que fizeram em sua cabeça. Não conheço ninguém que desenvolva filho de Exú.  Na verdade nunca vi coroação de Exú. Se seu pai é Exú quem é sua mãe, uma Pomba Gira? Não quero aqui desmerecer nenhuma linha ou ritual umbandista, mas se as coisas continuarem assim logo teremos filhos de Marinheiro com Sereia, filho de Lampião com Maria bonita, etc.
Nilo Coelho
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carla Mara pergunta:
Como saber o nome de meu Ogum? Todos dizem que é Beira Mar por causa de sua dança, é possível saber assim qual é o Ogum?

A dança do orixá está na maioria das vezes relacionada com o ritual em que ele está. Por exemplo: em rituais de Candomblé a dança é completamente diferente de um ritual Almas e Angola. Muitas vezes o próprio corpo do médium pede uma dança mais suave, uma pessoa idosa ou com um porte físico avantajado não dança como um jovem ou como quem está "sarado". A melhor forma de saber o nome de seu Ogum é através do Ifá (peça a seu Zelador para fazer isso) ou na sua coroação através do ponto riscado. Hoje a vaidade está presente em muitos terreiros, infelizmente,   todo mundo que é filho de Ogum quer ser filho de Beira Mar, esquecendo que todos os outros Oguns tão maravilhosos como Xeroque, Ronda, Megê, Das Matas, etc.
Nilo Coelho

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Joana pergunta:
Meu pai de santo faleceu, e não sei o que fazer com alguns objetos que tenho do terreiro (tenda), do tempo que eu freqüentava. o terreiro dele foi fechado e desfeito e não ficou substituto, e fiquei com alguns objetos tais como fardas, guias, baralho, pandeiro, leque entre outros. gostaria de saber o que faço com esses objetos, já que não pretendo freqüentar outros terreiros, pois não tenho completa confiança nos da minha cidade.

Que tristeza1 tanto pelo falecimento de seu Pai no Santo como pela falta de confiança.
Querida joana, leve tudo a uma cachoeira, lave tudo e presentei-e um desses terreiros. Mesmo que vc. não tenha confiança neles algumas pessoas tem e podem usar estes objetos para praticar o bem.
Nilo Coelho
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo pergunta
 Outras entidades, além dos Exús e Pombas-Giras, podem mandar fazer trabalho no cemitério ou encruzilhada?

As entidades limitam-se a determinar trabalhos somente no seu habitat.que é o local onde elas atuam. No habitat dos exus e das pombas-gira somente eles podem indicar uma feitura de trabalho. Embora os pretos-velhos, caboclos ou qualquer outra entidade da umbanda, tenham conhecimento profundo para tanto, estes não se dão o direito de interferir no campo de ação do povo da quimbanda, muito menos executar demandas com os elementos dos exus nas encruzilhadas ou cemitérios. O que as outras entidades podem fazer é alertar a pessoa sobre a necessidade de uma entrega ou trabalho desse tipo e aconselharem a consulta com as entidades da esquerda.
Nilo Coelho
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Selma pergunta
Um Médium que tenha uma vida desequilibrada e desregrada, pode através de seus guias, dar consultas e efetuar trabalhos de grande qualidade espiritual?

Isso só poderá ocorrer se este médium tiver um grande poder de concentração, para ser capaz de separar durante os trabalhos, o seu comportamento na vida cotidiana. Na verdade, uma corrente de um centro não é formada apenas por pessoas de pureza ilibada. Todos que participam de uma corrente o fazem carregando o peso de sua conduta terrena. Quando da incorporação, através do contato com os espíritos de luz, as pessoas podem afastar-se momentaneamente dos fluidos de sua vida material. Por exemplo: Fulano não fala com Sicrano por motivos particulares, briga, desavença, etc. Quando incorporado com seu Preto Velho atende Sicrano normalmente e o ajuda sem querer saber dos problemas da matéria. 
Nilo Coelho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
SE VC. TEM DUVIDAS OU PERGUNTAS MANDE EMAIL PARA verynil@gmail.com OU ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário