quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alguns Esclarecimentos sobre a Curimba

Louvação aos Ogãs
“Ah, como é lindo o batuque do Tambor
Ah, como é lindo o batuque do Tambor
Na Umbanda linda de Nosso Senhor
Na Umbanda linda de Nosso Senhor
É a mensagem que enaltece os Orixás
É a oração que elevo ao senhor
É a vibração que nos faz incorporar
Sem batuque na umbanda
Não se pode trabalhar
Eu não sabia, mas agora aprendi
Que o canto faz a gira de Umbanda
Quem canta, encanta a vida dos Orixás
É uma benção, divina que emana muita paz”
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Curimba é o nome que damos para o grupo responsável pelos toques e cantos sagrados dentro de um terreiro de Umbanda. São eles que percutem os atabaques (instrumentos sagrados de percussão), assim como conhecem cantos para as muitas “partes” de todo o ritual umbandista. Esses pontos cantados, junto dos toques de atabaque, são de suma importância no decorrer da gira e por isso devem ser bem fundamentados, esclarecidos e entendidos por todos nós.

Muitas são as funções que os pontos cantados têm. Primeiramente uma função ritualística, onde os pontos “marcam” todas as partes do ritual da casa. Assim temos pontos para a defumação, abertura das giras, bater cabeça, etc.

Temos também a função de ajudar na concentração dos médiuns. Os toques assim como os cantos envolvem a mente do médium, não a deixando desviar – se do propósito do trabalho espiritual. Além disso, a batida do atabaque induz o cérebro a emitir ondas cerebrais diferentes do padrão comum, facilitando o transe mediúnico. Esse processo também é muito utilizado nas culturas xamânicas do mundo afora.

Entrando na parte espiritual, os cantos, quando vibrados de coração, atuam diretamente nos chacras superiores, notavelmente o cardíaco, laríngeo e frontal, ativando – os naturalmente e melhorando a sintonia com a espiritualidade superior, assim como, os toques dos atabaques atuam nos chacras inferiores, criando condições ideais para a prática da mediunidade de incorporação.

As ondas energéticas – sonoras emitidas pela curimba, vão tomando todo o centro de Umbanda e vão dissolvendo formas – pensamento negativas, energias pesadas agregadas nas auras das pessoas, diluindo miasmas, larvas astrais, limpando e criando toda uma atmosfera psíquica com condições ideais para a realização das práticas espirituais. A curimba tranforma – se em um verdadeiro “pólo” irradiador de energia dentro do terreiro, potencializando ainda mais as vibrações dos Orixás.

Os pontos transformam – se em “orações cantadas”, ou melhor, verdadeiras determinações de magia, com um altíssimo poder de realização, pois é um fundamento sagrado e divino. Poderíamos chamar tudo isso de “magia do som” dentro da Umbanda.

A Curimba também é de suma importância para a manutenção da ordem nos trabalhos espirituais, com os seus pontos de “chamada” das linhas, “subida”, “firmeza”, “saudação”, etc. Entendam bem, os guias não são chamados pelos atabaques como muitos dizem. Todos já encontram – se no espaço físico – espiritual do terreiro antes mesmo do começo dos trabalhos. Portanto a curimba não funciona como um “telefone”, mas sim como uma sustentadora da manifestação dos guias. O que realmente invoca os guias e os Orixás são os nossos pensamentos e sentimentos positivos vibrados em vossas direções. Muitas vezes ao cantar expressamos esse sentimentos, mas é o amor aos Orixás a verdadeira invocação de Umbanda.

Falando agora da função de atabaqueiro e curimbeiro, ou simplesmente da função de “ogã” como popularmente as pessoas chamam na Umbanda, enfatizamos a importância deles serem bem preparados para exercerem tal função em um terreiro. Infelizmente ainda hoje a mentalidade de que o ogã é “qualquer um que não incorpore” persiste. Mas afirmamos, o ogã como peça fundamental dentro do ritual é também um médium intuitivo que tem como função comandar todo o “setor” da curimba. Por isso faz – se necessário que seja escolhido uma pessoa séria, estudada, conhecedora dos fundamentos da religião.

Além disso, o ideal é que o “neófito” que busca ser um novo ogã procure uma escola de curimba, onde aprenderá os fundamentos, os toques de nação e “como”, “o quê” e “quando” cantar.

Mulheres também podem ser atabaqueiras e curimbeiras, SIM! O “cargo” de ogã vem do candomblé e apenas é dado a pessoas do sexo masculino. A mulher no Candomblé não toca atabaque, por alguns dogmas da religião, principalmente em relação à menstruação. Na Umbanda não importamos dogmas e conceitos do candomblé, mas sim seguimos os nossos, passados diretamente pelos nossos guias e mentores. Nuca vimos um caboclo ou preto – velho proibindo mulher de tocar atabaque, por isso afirmamos, na Umbanda mulher toca e canta sim e, diga – se de passagem, muitas vezes melhor do que os próprios homens.

Por fim, queremos fazer alguns comentários a cerca da espiritualidade que guia os trabalhos da curimba. Muitas linhas de Umbanda existem no astral e trabalham ativamente nele, apesar de não incorporarem. Existem muitas linhas de caboclos, exus, pomba – giras, etc, que por motivos próprios trabalham nos “bastidores”, sem incorporarem ou tomarem a “linha de frente” dos trabalhos espirituais. Também existe uma corrente de espíritos que auxiliam nos toques e cantos da curimba. São mestres na música de Umbanda, verdadeiros guardiões dos mistérios do “som”. Normalmente apresentam – se com a aparência de homens e mulheres negras, com forte complexão física para os homens, e bela mas igualmente forte para as mulheres. Seus trajes variam muito, indo desde a roupagem mais simples como um “escravo” da época colonial, como até mesmo o terno e o vestido branco.

São espíritos bondosos, muito alegres e divertidos, que com o cantar encantam a muitos no astral. Alguns fazem – se presente auxiliando o toque, outros o canto e outros ainda auxiliam a manutenção da energia e sua dissipação dentro do terreiro. Muitas vezes chega a acontecer uma espécie de “incorporação” desses guias com os ogãs, os inspirando a determinados toques e cantos. Qualquer pessoa com experiência em curimba pode relatar casos aonde um ponto vem na hora que ele é necessário e depois você simplesmente o esquece. Isso acontece sobre inspiração desses mentores.

Algumas vezes também, em festas de Umbanda e dos Orixás, onde muitos se reúnem, percebemos que diversos espíritos chegam portando seus “tambores astrais”, percutindo – os a partir do astral, ajudando na sustentação e na energia das festividades, potencializando ainda mais os toques dos atabaques e as energias movimentadas.

Quando os guias, incorporados fazem sua saudação à frente dos atabaques, estão saudando as pessoas que tocam, estão pedindo para que as forças movimentadas pela curimba sejam benéficas a todos, mas estão principalmente, saudando e agradecendo a toda essa corrente de trabalhadores “anônimos” do astral. Estão percebendo como muita coisa foge aos nossos sentidos em uma “simples” e humilde gira de Umbanda?

Sabemos que esse universo da curimba muitas vezes é pouco explicado, e muitos chegam a defender a abolição dos atabaques dos centros de Umbanda. A isso, os próprios guias e mentores de Umbanda respondem, tanto incentivando os toques e trazendo mentores nesse “campo” , como também, abrindo turmas de estudo de Umbanda e desenvolvimento mediúnico, onde percebemos claramente que o “animismo” acontece por despreparo do médium, falta de estudo ou orientação e não pelo uso de atabaques. Colocar a culpa nos atabaques é como “tampar o sol com a peneira”. Afinal, como explicado parágrafos acima, o atabaque quando bem utilizado é ótima ferramenta para o desenvolvimento mediúnico.

Muitos desses toques a respeito da curimba, que aqui estão escritos, foram me passados por um espírito amigo, que me auxilia nos trabalhos de curimba e que apresenta – se com o nome simbólico de “Zé do Couro”.

FERNANDO SEPE
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                                                                    Aula de curimba

A Curimba no Ritual

A Curimba é o segundo cargo mais importante do templo, tendo como antecedente o cargo de Babalorixá. O termo "Curimba" define o grupo de pessoas que louvam na Umbanda e Candomblé, através do canto e percussão de atabaque e/ou tumbadora, os Orixás.
  • Termos:
    • Curimbeiro(a): quando dirigido à uma pessoa só, tem o significado de cantor(a) do ritual.
    • Ogan: é aquele que apenas percussiona.
Na Umbanda o termo Ogan não é utilizado e é trocado pelo termo curimbeiro que, independente se toca e canta ou os faz separadamente, é denominado assim. Por quê? Porquê quando Zélio Fernandino de Morais fundou a Umbanda, não se usava o atabaque, eram usadas apenas as palmas e o canto. Dadas as circustâncias, com o crescimentoo de Templos de Umbanda, comumente haveria pessoas que se encarregariam apenas desta parte (de canto) e como já citado acima, tais pessoas são chamadas de curimbeiras. O atabaque só veio tempos depois com a influência de outros rituais candomblecistas, mas como o termo curimbeiro(a) já havia se fixado, o atabaque não forçou o termo à tornar-se curimbeiro-atabaqueiro.

Nas duas religiões citadas, o correto é ter apenas três atabaques para o ritual, conforme a tradição religiosa africana, mas como o número de pessoas interessadas no cargo têm aumentado, esta exigência foi ignorada. Temos hoje templos de Umbanda e Candomblé com até cinco atabaques! Não é errado, não aos olhos dos sacerdotes de hoje em dia.

Hierarquia da Curimba

A Curimba, assim como qualquer grupo, empresa, clã, nação e país, precisa de um líder, alguém que tenha responsabilidade, conhecimento da doutrina religiosa e da Curimba principalmente, alguém que saiba percussionar bem o atabaque e/ou tumbadora, alguém que tenha conhecimento sobre música, alguém mais competente, alguém disciplinado.
Run - Rumpi - Lê, a ordem certa sendo da esquerda para a direita.
  • Responsabilidades:
    • Run: é o primeiro atabaque, nele fica o chefe da Curimba - ou alábê. Este, por sua posição lidera todos os outros curimbeiros que se seguem. O alábê "puxa" os cânticos e geralmente, inicia o toque.
    • Rumpi: é o segundo atabaque. Nele fica o segundo curimbeiro que, pela posição ocupada, auxilia o alábê cantando, tocando, até "puxando" os cânticos (chamados de ponto cantado, ou apenas ponto - diferente do ponto riscado) também.
    • Lê: é o terceiro atabaque. Nele fica o terceiro curimbeiro que, pela posição ocupada, apenas realça o toque eacompanha o canto. É o menor cargo dentro da Curimba.
    • Outros: os atabaques que se seguem depois do Lê, ainda não contém denominação, mas podem também ser chamados de Lê pois tem a mesma função do terceiro cargo.
Na Umbanda, não se faz muito esta diferenciação. Funciona assim:
  • Responsabilidades
    • Run: chefia a Curimba da mesma forma como já citado acima
    • Rumpi: auxilia "puxando" e cantando os pontos, pode iniciar o toque.
    • Lê: não apenas o terceiro atabaque, como todos os que se seguem, podem "puxar" os pontos e iniciar os toques também. Nestes ultimos atabaques, geralmente são colocadas pessoas amadoras com relação à canto, percussão e doutrina umbandista.

A Influência das Ondas Sonoras no Médium e Ambiente

A Curimba tem como função: louvar o Orixá, "defender" a gira com uma série de pontos corretamente selecionados, purificar e energizar o ambiente e por último e não menos importante: auxiliar o médium na incorporação.

Energização e Purificação do Ambiente

A energização do ambiente antes de uma gira é essencial. Para fazê-lo, a Curimba deve começar uma "saudação" aos Orixás que regem seu templo. Ao fazer isto, você estará "mandando energia" para os guias do templo, que a distribuirão pelo ambiente, dando assim, a sensação de segurança e firmeza.
A purificação do ambiente é feita da mesma forma, porém, a Curimba deve cantar para a Linha D'água (Oxum, Iemanjá, Nanã e Iansã) que tem como função, descarregar energias negativas com as águas.
Este processo se dá por causa de nada mais que as ondas sonoras que se propagam pelo ambiente, dando o efeito que se quer.

Invocando a Defesa

Os templos de Umbanda e Candomblé, ajudam pessoas à seguir o caminho certo, à adquirir a fé em Deus. Isto, sem dúvida, não é bem-visto pelos espíritos trevosos (Kiumba, Zombeteiro, Obsessor…) que, formam falanges imensas e procuram disturbar os rituais. É aí que entra a Curimba. Esta tem o dever de invocar os guias espirituais que, invisivelmente, irão combater os espíritos negativos.
As ondas sonoras do canto e atabaque servem, para os guias, como um combustível para defender o templo contra a negatividade.

Auxílio de Incorporação

Os médiuns, tem o cargo de incorporar entidades de luz, para o auxílio do alheio necessitado. Mas às vezes, isto nem sempre é fácil. Dependendo do ambiente, de sua cor, de seu tamanho, do tanto de pessoas que há nele entre tantas outras circunstâncias, o ato de incorporar nem sempre é bem sucedido.
Esta aqui mais um cargo dos curimbeiros: auxiliar os médiuns a incorporar. Como isto é feito?
As ondas sonoras afetam a rotação de chakras como coronário, frontal e base com fim de mexer com a energia espiritual da pessoa, com o fim de melhorá-la. O canto e o toque também ajudam os médiuns a concentrarem-se apenas no mesmo. sta é a forma de auxílio de incorporação.

Toques de Umbanda e Candomblé

A Umbanda e Candomblé tem uma variedade de toques para a louvação e todas outras necessidades, as conhecidas são as que se seguem:
  • Base
  • Nagô
  • Ijexá
  • Samba de Caboclo
  • Samba de Angola
  • Samba de Côco
  • Cabula
  • Congo
  • Congo de Ouro
  • Barra Vento

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