quarta-feira, 14 de julho de 2010

A FOFOCA

Como em todas as alegrias e as tristezas que a vida nos dá, existe na tradição Afro alguns bons exemplos de como devemos aprender a retirar grandes lições dessas alegrias e tristezas.



Aqui segue um conto (Ìtân) sobre um Cágado e um Coelho, este conto foi descrito por Robson T Ode, e que nos dá uma prespectiva muito interessante sobre um problema que cohabita em qualquer Terreiro de Umbanda.


A fofoca do cágado






O Cágado sempre foi muito fofoqueiro. Dizem que ele tinha costume de entrar na casa dos outros bichos para depois contar tudo o que via.


Um dia, ele foi pé ante pé , entrou na casa do Coelho e ficou quieto em um canto, com o pescoço encolhido na carapaça. Quando o coelho o viu , saiu chutando o mesmo pela porta da rua.


A casa era em uma pirambeira e lá embaixo havia um rio. O Cágado se espatifou lá embaixo, pois neste rio existiam muitas pedras. Nesse momento , Yemonja , ouvindo aquele tombo , correu, pegou o mesmo e emendou todos os seus pedaçõs . Ela lhe disse :


- Olhe meu filho, de hoje em diante você fique sabendo que a casa alheia é sagrada. Que isto sirva de exemplo. O falador sempre coisa ruim lhe acontece, e o dente do falador sempre morde a lingua.”


(texto do livro Caroço de Dendê de Mãe Beata de Yemonjá)






Isso é um aviso para um reflexão , um olhar para o interior de nossas casas .


Cada casa tem seu asê , seu conceito. Cada um faz como aprendeu e não podemos nos “meter” na casa dos outros.


Olhe , escute e se cale. ( Provérbio bantu )


Autoria: Robson T Ode


Enviado por Pai Ricardo de Oxossi
----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário