quinta-feira, 7 de abril de 2011

Filho de fé tem orgulho de sua Fé

Caramba!!!  Sempre afirmo que não existem coincidências e, aliás, na minha condição de umbandista, de conhecedora do Poder Realizador da Umbanda e das ações Divinas dos Guias Espirituais e Orixás, não poderia ser diferente.
Domingo, 20 de março, tivemos a primeira aula de mais um “Grupo de Estudo Religioso Umbandista” e entre tantas coisas faladas, comentadas, trocadas e aprendidas tivemos, por alguns momentos, um gostoso bate papo sobre a importância de falar sobre a Umbanda e afirmar nossa fé como umbandistas.
Falei que temos que ter muito ‘tato’ e conhecimento para responder perguntas do tipo “o que é a Umbanda?”.
Comentei inclusive que não podemos ficar sem responder perguntas que nos são feitas sobre nossa religião, que não podemos assustar as pessoas ou alimentar o atendimento milagroso, mesmo porque a Umbanda já é tão confundida com despacho, trabalhos feitos, demandas e até magia negra, não é mesmo?
Disse que tínhamos que cativar as pessoas e que temos que aproveitar a onda dos filmes espíritas,  aproveitar o carnaval com sambas aos Orixás, com o presidente da escola de samba agradecendo em rede nacional e internacional a Ogum pela vitória, com o puxador do samba enredo cantando na força e na fé de Zé Pilintra. Enfim, que temos que aproveitar a mídia, nosso conhecimento e nossa fé e assim mostrar nossa cara.
Estive no Rio de Janeiro um mês antes do carnaval no barracão da Escola de Samba Salgueiro assistindo a um ensaio. À convite, fiquei junto à presidência da escola e com personalidades, atores e atrizes, e  fiquei impressionada com o número de seguidores de Ogum e São Jorge que estavam naquele recinto. O próprio carro que um dos diretores enviou para nos buscar no hotel tinha uma guia de aço de São Jorge pendurada e extremamente a vista de qualquer um. No barracão eram milhares vestindo vermelho e branco, com medalhas, tatuagens e camisas demonstrando sua fé a esse santo e à sua escola.
Realmente foi lindo de ver e de sentir todo aquele povo, quase que competindo o tamanho de sua fé. E com essa emoção e sentido comentei que seria muito legal se começássemos mostrar o orgulho que temos de nossa religião, que seria muito bom se colocássemos mais adesivos nos carros, se andássemos com nossas guias no carro e no pescoço, com camisetas afirmando nossa crença, com os patuás e nossa fé a vista e prontos, prontos para toda prova e para qualquer provação.
Claro que com toda essa conversa chegamos à conclusão que temos que conhecer mais sobre nossa religião e ter bom comportamento, mesmo porque não adiantaria nada colocar um adesivo no carro e xingar qualquer um no trânsito.
Enfim, foram tantas falas sobre esse assunto, foram os alunos participando, dando idéias, acrescentando o raciocínio…
...e enquanto isso… “coincidentemente”
A Globo exibia o programa “Esquenta” apresentado por Regina Casé que tinha, entre tantos convidados, a Juliana Paes em seu palco. E no meio da conversa, ela, Juliana Paes, falou com muita emoção, alegria e orgulho sobre sua religião, a Umbanda. Ela foi clara em afirmar e verbalizar a Umbanda como sendo sua fé, ela falou carinhosamente sobre sua infância no meio do som dos atabaques e se emocionou ao lembrar do Caboclo avisando sobre o nascimento de seu filho.
É lindo ver a explosão de emoção, as palmas e sorrisos por todo palco e auditório.
E Regina Casé pediu ao Arlindo Cruz que cantesse um ponto de caboclo finalizando a conversa e dançando ao som desse ponto ao lado de Maria Bethânia.
Pedrinha Miudinha
Pedrinha miudinha de Aruanda ê…
Lajedo tão grande
miudinha de Aruanda ê…
Lajedo tão grande
Pedrinha de Aruanda ê…
Portanto,  ter esse quarteto, Regina Casé, Juliana Paes, Arlindo Cruz e Maria Bethânia, de tanto respeito cantando e falando de Umbanda é muito AXÉÉÉÉ…
AXÉ à Umbanda! Axé à todos os filhos de pemba! Axé à todos filhos de Orixá!
Parabéns à Juliana Paes por sua fé, crença e orgulho.
E parabéns a todos nós que mais do que estar na Umbanda, SOMOS UMBANDISTAS.

Vestir meu Branco é meu orgulho!

Viver a Umbanda é meu sentido de vida!

Ser, Estar, Crer e Fazer Umbanda é minha vida!


Assista ao vídeo até o final e aproveite o axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário