domingo, 17 de abril de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS



Meu querido amigo, aconteceu comigo algo inusitado. A família da minha noiva é da umbanda. Não frequentam terreiro e esporadicamente meu cunhado incorpora em CASA, o TRANCA RUA DAS SETE ENCRUZILHADAS. Pois bem, dia 21 de março de 2010, por volta das 21:00, cheguei na casa dos pais da minha noiva, pois estes ligaram para ela dizendo que o seu tranca rua queria falar com ela. Após entrar na casa, fui recebido com palavrões e gargalhadas do seu tranca rua. Em determinado momento, baixou na minha sogra o OMOLÚ que, juntamente com o TRANCA RUA que estava no meu cunhado, começaram a gritar e me agredir verbalmente alegando que minha mãe estaria fazendo trabalhos para levar minha noiva para o "buraco", sendo que minha mãe é católica e não mexe com trabalhos. Assim, por ser espírita KARDECISTA, resolvi retirar-me do recinto para não entrar em conflito com tais entidades, uma vez que as respeito. No entanto, no momento que me levantei e peguei minha carteira para ir embora - tudo estava acontecendo na sala da casa -, passei a ser AGREDIDO FISICAMENTE pelo tranca rua. Agressões essas que foram desde empurrões, peitadas e gravata no pescoço. Por sinal de respeito, resolvi ficar mas não vendo a hora de ir embora dali. As agressões físicas foram desnecessárias e tinham como objetivo me forçar a ouvir o que tinham para falar, sob pena de me passar o rabo. Insisti que queria sair dali e novamente fui agredido. Fui vítima dos crimes de cárcere privado e lesões corporais. 
Assim, gostaria de saber se a prática de violência física pelas entidades é comum? Se ele podia me passar o rabo como falou, pq então me agrediu fisicamente? E o fato das sessões acontecer sempre na sala da casa que é um ambiente familiar, é normal?

Grato desde já.



Em primeiro lugar, pelas minhas raízes, DECONHEÇO essa entidade que se denomina Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas. Ou ele é Tranca Ruas ou é Sete Encruzilhadas e segundo, pelo que se pode inferir, esta "entidade" está mais para a entidade "EU MESMO" do que para uma que seja de Quimbanda ou Umbanda.

Exus que se apresentam como Omolus, se forem mesmo, NEM FALAM DIREITO (costumam ser fechados, soturnos) e, por isto, muito menos ficam dando gritinhos histéricos.

O que está me parecendo é que você foi vítima de um belo TEATRO, uma representação barata do que os envolvidos ACHAM que seria um Tranca Ruas e um Omulu.

A resposta para sua pergunta é um alto e retumbante NÃO!A prática da violência física é apenas humana.

Esses tipos de Espíritos, se pretendem lhe fazer algum mal, não precisam atacá-lo quando incorporados - eles o fazem de lá, do lado espiritual mesmo.

O máximo que essas "entidades", se fossem verdadeiras, poderiam fazer, seria advertí-lo de que algo estaria sendo feito e, neste caso, se estivesse mesmo, deveriam lhe dar provas disto para que você mesmo visse ou as procurasse.

Não sei qual será sua posição a ser tomada para o fato, mas advirtuo de que isso tudo não passou de uma péssima interpretação teatral de duas pessoas que se dizem médiuns e sequer sabem com o que estão brincando.

Sessões em casa até podem acontecer, em alguns casos, SE OS MÉDIUNS ENVOLVIDOS estiverem muito bem preparados e conhecerem muito bem aquilo com que pretendem lidar, O QUE NÃO É O CASO DESTA FAMÍLIA que, claramente, usa de "personalidades alheias" para fazer valer suas opinões e atitudes como se "vindas do Astral".

Sugiro que você procure algum outro lugar em que haja ESPÍRITOS DE FATO, para confirmar o que lhe digo, em caso de dúvidas.

---------------------------------------------------------------------------------------------------


Ola. Gostaria de tirar uma duvida que sempre esteve comigo.
Eu tenho uma certa mediunidade, nunca imcorporei, mas é por medo. MAs a questão não é essa. Eu gostaria de saber se existe alguma coisa prejudicial entre um medium beber alccol e suas atitudes depois. Eu bebo vamos dizer assim, desde os meus 14 anos, mas depois dos meus 17, sempre que eu bebo, eu começo a ficar diferente. O primeiro que aparece é a gagueira. Eu simplesmente não consigo falar algumas palavras, e as vezes eu não consigo falar uma frase completa. Parece que tem uma trava na minha garganta que não deixa a palavra sair. É uma coisa bem chata. E tem dias tbm, que do nada me da amnesia total. E tem pessoas que falam que minha fisionomia muda, eu pareço outra pessoa. E é claro entre as atitudes, as vezes eu faço coisas que na minha plena consiencia, NUNCA faria ou falaria. Coisas do tipo, chegar e gritar com a minha mãe e meu pai falando que eu odeio eles, mas sem motivo algum. Ai que surge minha duvida, sera que eu possa estar sendo manipulada por alguma coisa quando eu bebo?



A resposta pra você é PODE SER SIM, QUE ESTEJA SENDO MANIPULDA POR "ALGUMA COISA" sempre que bebe, pois a bebida, como já tive oportunidade de escrever sobre, provoca o relaxamento da Aura e a consequente vulnerabilidade para que qualquer "coisa" espiritual, seja ela boa ou má, estabeleça melhores contatos com seu psiquismo chegando a este ponto mesmo - o de manipular o comportamento da pessoa.

Se esta pessoa tiver um grau de mediunidade ao nível de ter que ser trabalhado então, o perigo de virar um marionete da "coisa" ainda é maior pelo fato das "coisas" mais terra a terra serem sempre as que mais rapidamente se aproximam daqueles em que vêem potencial mediúnico não controlado, usando-os para satisfazerem seus vícios de encarnados que foram um dia e dos quais ainda não se livraram, mesmo tendo "passado para o lado de lá".



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Gostaria de ter uma opinião sua sobre como se faz um Pai No Santo.
Existe uma forma " correta " na Umbanda ?
Como seria essa feitura, afinal é preciso ter a coroa bem protegida dos ataques espirituais( que acontecem a todos os terreiros )que não são poucos. E quem nao estiver com a coroa firmada, bem feita, sofre bastante , correto ?
Como se consagra um Pai no Santo na Umbanda ?
Afinal muitos mediuns saem de seus terreiros por divergencias, ou presunção, e acreditam que com seus anos de conhecimento e trabalho mediúnico, são suficientes para comandar uma casa. E normalmente se intitulam " dirigentes ", não Pai no Santo, forma de disfarçar que não são sacerdotes.
Explique essa para nós.
Saravá irmão.



O assunto sobre o qual você me ecreve, você há de convir, é bem complicado e, seguindo a "filosofia linguística" de um certo nordestino que adora inventar palavras, eu diria que até "cabriocárico".

A questão é a seguinte. Existem Umbandas que fazem INICIAÇÕES PARA ESTE FIM (FEITURAS só no Candomblé) e existem também as que não fazem por só lidarem com Espiritos Humanos desencarnados.

As que fazem e são sérias (e por isto não iniciam para este fim qualquer um), têm por objetivo, além de preparar o iniciado passando-lhes os conhecimentos básicos e fundamentais que irão aplicar no decorrer de suas vidas, tanto no trato com seres espirituais de natureza humana (Espíritos Humanos desencarnados), quanto seres espirituais de natureza não humana (Elementais da Natureza - os que são ligados à Natureza em suas diversas formas e que também são chamados de orixás), para o que se levam um bom tempo (alguns anos) na apreciação das capacidades de quem vai ser iniciado, suas reações frente a diversas situações, tanto espirituais quanto de vida simples, etc.

Tendo sido aprovado, não só pela Chefia Encarnada, mas principalmente pela Chefia Espiritual, esse encarnado é então apresentado aos Elementais da Natureza, ou em seus sítios próprios (rios, praias, matas, etc) ou em algum lugar apropriado dentro do próprio Terreiro para o qual esses Elementais são atraídos por oferendas e "rezas" a eles destinadas sem qualquer introdução de ejé (sangue), sendo nestes locais que se fazem uma espécie de "pacto de amizade" que, dependendo do conhecimento do Iniciador e das raízes de seus conhecimentos, vai variar nas formas de seus rituais para este objetivo.

Entendem-se então, que a partir deste "pacto de amizade", ficará o então INICIADO em melhor sintonia com estes seres que, por sua vez, lhes serão mais atenciosos, recebendo-o e atendendo-o amistosamente, bem assim como aos seus pedidos futuros sempre que a eles recorrer.

De uma forma geral, por este "pacto" o então iniciado passa a contar com mais proteção destes seres da Natureza e, por "estreitamento dos laços de amizade" entre eles (e com os Espíritos Humanos também) ao longo do tempo, poderá adquirir a possibilidade de vir a ser, ou não um verdadeiro Pai No Santo de algum grupamento, já que os "axés" necessários para tal vêm exatamente através de seus conhecimentos adquiridos ao logo deste tempo e destes laços de amizade, através da qual virá a receber informações de nível bem mais profundo e às vezes particulares em relação A ELE MESMO e aos dois tipos de Espíritos a que se juntou por pacto e sintonia.

Se você fizer uma análise bem reflexiva do que leu antes, chegará à conclusão de que um VERDADEIRO PAI NO SANTO, só o será se a ESPIRITUALIDADE ASSIM PERMITIR, já que serão eles lá que lhe passarão, OU NÃO (e isto vai depender de vários fatôres) os ensinamentos mais profundos e relativos àquilo que deve e pode receber para que chegue a tal posição e, PRINCIPALMENTE, para que seja RECONHECIDO E RESPEITADO pelos Espíritos humanos e Naturais como tal.

Espero ter podido me fazer entender.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


eu e minha esposa frequentamos algumas sessoes de umbanda, sempre conversavamos com seu ze pilintra,fizemos alguns rituais,ele dizia que minha esposa tinha que trabalhar no centro,mas paramos de frequentar por motivos particulares,entao esses dias sonhei com uma amiga que trabalha nesse centro, ela no sonho me disse que estavao me chamando e eu deveria ir la que queriam conversar comigo.Fiquei meio sem saber oque fazer se vou ou nao oque vc acha. devo ir ou nao?


A questão verdadeira é a seguinte: 

1- VOCÊ QUER VOLTAR LÁ?

2- Quando lá esteve sentiu alguma forma de identificação com o que ali acontecia?

3- Observou e compactuou com o comportamento dos médiuns, do(a) Chefe de Terreiro e/ou da entidade com quem lidava?

4- A ENERGIA da Casa foi positiva pra você e sua esposa?

Se todas as suas respostas forem positivas, então não há mal algum em você lá voltar. Mas tenha em mente que, se o Terreiro for dirigido por algum tipo de Zé Pelintra (ou qualquer outro tipo de EXU), ainda que se lhe respeitem, com toda a certeza NÃO É UM TERREIRO DE UMBANDA, ainda que assim seja apresentado.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Padilha do meu pai no santo falou para minha pomba gira cigana que na proxima encorporação na minha cabeça ela dicesse o nome e riscasse seu ponto. Olha o tamanho da confusão na minha cabeça. Sou um medium conciênte e nenhuma entidade que eu trabalho fez esta proeza, a casa não realiza trabalho de desenvolvimento mediunico só as sessões uma vez por mês, pois como você mesmo disse so com a pratica se consegue um resultado perfeito ou proximo. Ja conversei sobre este assunto com o pai e com algumas entidades que diz que é assim mesmo e que aos poucos melhora mas eu não vejo.
como você pode me ajudar?
É possivel fazer o desenvolvimento em casa ou outro local?
Me ajude por favor, um grande abraço e axé.



O máximo que lhe posso dizer é que confie em você e na entidade porque se ela tiver mesmo que riscar seu ponto, vai fazê-lo. E se não estiver na hora certa, seja lá por que motivo for, ela não vai fazê-lo, o que não deve servir de entrave para sua crença e melhoria futura de sua mediunidade.

Como já disse e você já leu, REAFIRMO que sintonia vibratória entre médium consciente e Espíritos cresce na medida em que haja TREINAMENTO e ADAPTAÇÕES entre um e outro, o que leva tempo e demanda paciência.

Se seu pai no santo acha que você está pronto pra canalizar perfeitmente sua P.G., quem sou eu pra contrariá-lo, não é mesmo?

Só espero que você NÃO "monte a entidade" (e risque você mesmo) e NÃO venha a ser um tipo de "médium" desses ANÍMICOS que se está vendo por aí que sobre ANIMISMO tente solidificar a sua crença e sua fé porque isto muitos já tentaram e hoje pagam dízimos.

Os que ainda tentam (que não são poucos), na melhor das hipóteses, mais cedo ou mais tarde, vão pelo mesmo caminho deixando a Umbanda ... GRAÇAS A DEUS!!!!!!



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Eu gostaria de saber se tem algum horario impróprio para sair do centro digo da sessão.


Normalmente horário impróprio seria no meio de uma sessão de descarrego ainda não finalizada adequadamente, ou em uma sessão de Exus e PGs. Demais casos devem ser perguntados no(s) local(ais) que você for, onde, dependendo das próprias avaliações e análises, lhe dirão com mais propriedade em que outros mais.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fui em varios centros de umbanda,sempre me falam que tenho mediunidade e tal...no ultimo que fui ..depois do PASSE me colocaram numa GIRA tipo os mediuns faziam um circulo e eu ficava no meio, ai tipo pediram pra eu rodar pra DIREITA eu girei ate notei algo mas fiquei todo consciente...depois pediram pra eu rodar pra esquerda ai eu senti uma energizacao maior...qual o significado de se rodara pra direita(sentido horario) e pra esquerda(anti horario?)?


Este movimento de rodar tem como objetivo inical e básico alterar o estado de consciência do indivíduo e colocá-lo, digamos assim, a mercê de uma atuação externa que tanto pode ser de um Espírito como de um hipnotizador, por exemplo.

No caso de ser Espíritual essa atuação que se busca, não tendo sido sua sensação apenas uma reação ao fato de ter estado rodando pra a direita e logo depois para a esquerda (porque isso também causa desequilíbrio e alterações na consciência) podemos julgar que tenha acontecido pelo fato de que, pelo menos simbolicamente, por uma interpretção ocultista, os giros para a esquerda determinem a descida das entidades (e energias) para a terra e para a direita o contrário - a subida ou à ida oló.

Mas antes que aceite isto como verdade total, sugiro que de uma próxima vez, peça para que iniciem as rodadas para a esquerda e depois para a direita e procure observar as sensações que isto lhe causará.

Comparando as duas formas, sendo diferentes ou não, você já terá uma boa base para iniciar suas própria pesquisas a respeito, creio.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Gostaria de saber se normalmente os trabalhos são cobrados, o preço varia muito? Quero aproximar um grande amor mas estou com muito medo.


COBRADOS??? Estamos falando de UM-BAN-DA de fato e direito??

Sei não, amiga. Nunca vi TERREIRO DE UMBANDA DE VERDADE cobrar por trabalhos. Alíás, se cobrar pelo trabalho já nem é UMBANDA.

Acredito que alguns possam até cobrar elementos materiais tipo velas, fumo, tuia, etc., que foram ou serão usados no seu trabalho até porque também não é justo que gastem material de uso interno, normalmente comprado pelos médiuns que às vezes o fazem com dificuldades, para alguém que vai chegar lá, pedir uma ajuda e depois, como naturalmente será o seu caso (pelo objetivo que pretende alcançar), quando muito volte pra agradecer e depois pra sua vidinha "feliz" de novo. Mas para o seu caso especificamente, se for algum tipo de AMARRAÇÃO o que pretende, creio estar errada em procurar qualquer Terreiro que seja de UMBANDA de FATO porque, como todo umbandista sabe, NÃO É ESTA UMA ESPECIALIDADE DESTE CULTO, entende?



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


MANDE SUAS PERGUNTAS.
VIA COMENTÁRIOS OU EMAIL.

Um comentário:

  1. Bom dia, que a paz de Oxalá esteja nos que aqui visitem esta pagina. Estava buscando informações sobre o Exu que carrego na web e ao ler a citação acima resolvi pesquisar mais pois trabalho com seu Exu tranca rua das 7 encruzilhadas a cerca de 10 anos, fui iniciado em casa fundado por Zelio de moraes enfim... e achei estas informações as quais irei colar abaixo Os Exús nas sete linhas de Umbanda:
    >
    > Linha de Ogum: Exu Tranca Ruas das Almas, Exu tranca Ruas de Embaré,
    > Exu Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Exu Veludo, Exu Sete
    > Encruzilhadas, Exu sete Facas, Exu da Mangueira e outros.
    >
    > Linha de Oxossi: Exu Marabô, Exu Tronqueira, Exu Mangueira e outros.
    > Linha de Xangô : Exu Marabô Toquinho, Exu Labareda, Exu do Lodo, Exu
    > Pedra Negra e outros.
    > Linha de Yorimá : Exu Caveira, Exu Tata Caveira, Exu 7 covas, Exu
    > Bananeira, Exu Mulambo, Exu 7 porteira e outros.
    >
    > Linha de Oxalá : Exu Tiriri, Exu Veludinho, Exu Gira Mundo, Exu Sete
    > Encruzilhadas e outros.
    > Linha de Yemanja : Todas as Pombagiras.
    >
    > Linha de Yori : Todos os Exus mirins


    Continuando e lendo fraguimentos da situação desconfortante a qual o irmão Kardecista passou se me permitem,tenho o seguinte a transmitir : Não devemos confundir Jamais Entidade Encorporada no Medium(Processo evolutivo e Ciclico), com o Medium Incorporado na Entidade(Falta de Doutrina e má utilização da energia concebida pelo Pai Maior) no mais axé a todos os irmãos e que tenham um fim de ano de muita paz

    ResponderExcluir