quinta-feira, 13 de maio de 2010

OGUM DE LEI


Hoje falamos do intermediador de Ogum e Xangô, ele chama-se Ogum de Lei, alguns chamam de Ogum Delê, infelizmente o material sobre esta entidade é um pouco ausente, pois não são entidades fáceis de trabalhas, pois são os aplicadores da lei de Xangô, pode-se chamar até de executores das leis divinas.

Ogum de Lei, usa armadura dourada e capa encarnada, por ser intermediador de Xangô usa uma balança nas mãos, sempre com uma mão sobre a espada, em sinal de execução. Sua cores cabalísticas são branco, vermelho e amarelo.
Sua area de atuação é a entrada das pedreiras, pois nas pedras o intermediário de Ogum é, o "Ogum Guarda das Pedreiras". Mas como disse essas entidades são dificeis de se ver em terra.

Quando o Orixá Ogum manifesta-se na defesa do reino de Xangô, encontramos o desdobramento chamado de Ogum de Lei, ou seja, combinação vibratória do Orixá Ogum com o Orixá Xangô. Em nível de necessidade nossa de terra (ou terreiro) é quando Ogum atua na execução de justiça. É o Ogum da ponderação, ou seja, conquista/defesa através da ponderação, da estratégia.

Ponto de Ogum de Lei

Ogum de Lei, lele
Ogum de lá, lara
Ogum de Lei, meu pai
Ogum do mar, aue


Ogum de Lei, lele
Ogum de lá, lara
Olha os seus filhos meu pai
Ogum do mar, aue


Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá  .'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário