domingo, 4 de abril de 2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS - VIROU POLEMICA

Email enviado em 03 de abril de 2010 por Luciana*

"No último carnaval encontrei num clube um Pai de Santo, conhecido meu de muitos anos, até ai tudo bem.
No decorrer da noite comecei a observar que o comportamento dele com alguns garotos estava se tornando muito intimo, inclusive com beijos e caricias, na minha opinião, muito ousados. A certa altura acabamos nos aproximando e começamos a conversar. Não sei se devido a grande dose de bebidas ou simplesmente por querer justificar-se por seu comportamento, ele me disse que estava com uma pomba gira de frente naquela noite e só ficaria bem depois de fazer o que ela queria. É normal este tipo de coisa acontecer com pessoas que trabalham na Umbanda?"

1a. RESPOSTA:
Se vc. ver um padre tendo atitudes imorais com um coroinha, o que vc faz?
Imediatamente o denuncia por pedofilia, certo?
Um padre, um pastor evangelico ou um rabino são sacerdotes dentro de suas religiões. Um babalorixá é um sacerdote, e como tal tem que ter as mesmas atitudes sacerdotais.
Respeito, disciplina e bom exemplo para seus seguidores.
Uma vez um Babalorixá conhecido me disse: "Nunca misture sua vida pessoal com sua vida religiosa.".
Concordo plenamente, mais é preciso saber se comportar em qualquer lugar, ser discreto. Um terreiro é frenquentado por todas as classes sociais, ricos e pobres, um Babalorixá pode ser reconhecido e visto por todos os cantos, no maior e mais caro hotel da cidade ou num pulgueiro da Francisco Tolentino.
Como um filho de santo se comportaria vendo seu mentor em atitudes condenáveis?
Se ele pode fazer e ninguém diz nada eu também posso.

Essa história de pomba gira de frente é uma baita desculpa para suas libertinagens, como também alguns dizem que estão com Exu de frente para encher a cara e dar cantadas.
Ninguém é obrigado a se tornar casto e abstenico para ser Babalorixa, mas devesse mostrar respeito com as pessoas que seguem a religião. Ver um sacerdote com a cara cheia falando bobagens ou fazendo bobagens é
um dos maiores motivos de discriminação dentro de qualquer religião, principalmente a Umbanda que já é tão mal vista.

A pureza da alma é conquista de poucos, a justiça é conquista divina.

Um Babalorixá é considerado como um Pai, tanto que é chamado por todos os mediuns de "PAI". Ele ensina e educa seus filhos para serem novos Babalorixás no futuro. "Se meu Pai faz isso, quando eu for Pai farei o mesmo."

Meu recado:
Cada pessoa tem sua vida, fazendo dela o que quizer. Ser bebado, ser gay, maconheiro, cheirador é opção de cada um. Mais na real um sacerdote não pode ser nada disso. Infelizmente alguns não conseguem se libertar dos males, então faça isso longe dos olhos de seus filhos ou seguidores, mantenha o respeito e mostre bons exemplos, como posso ajudar alguém a parar de beber se encho a cara todo dia.

Nilo Coelho

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*o nome foi modificado.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO; ESTÁ POSTAGEM FICARÁ ABERTA PARA NOVAS RESPOSTAS.
ENVIE SUA OPINIÃO PARA SER PUBLICADA VIA COMENTARIOS OU EMAIL.
verynil@gmail.com

E SE O SR. PAI DE SANTO QUIZER SE MANIFESTAR ESTAREMOS PRONTOS PARA POSTAR SUA REPLICA.

REPLICA:


O Sr. babalorixá enviou email:
"O caso que esta senhora está relatando não passa de uma grande mentira. Não foi assim que aconteceu.
a verdade e que ela deu emcima da minha pessoa e eu não dei confiança. ela sim deve estar com a bagira de frente e é uma grande fofoqueira, sou casado e bem e respeito muito a minha religião."


(Por solicitação do mesmo o nome não será divulgado. O email foi editado.)
Nilo

----------------------------------------------------------------------------------------------
ALGUNS COMENTARIOS QUE CHEGARAM:

Anônimo disse...
O que fazemos fora do terreiro é problema nosso. Meus amores e casos não são da conta de ninguém. Se sou gay é problema meu. O importante é que dentro do barracão eu sou o zelador, cuido de tudo e de todos. Lá fora faço o que quero, com excessão de meus filhos todos são possiveis amores
Anônimo disse...
não sabemos quem está dizendo a verdade. já aconteceu comigo a um tempo atras, mas só me afastei do centro e acabou.

10 comentários:

  1. O que fazemos fora do terreiro é problema nosso.
    Meus amores e casos não são da conta de ninguém.
    Se sou gay é problema meu.
    O importante é que dentro do barracão eu sou o zelador, cuido de tudo e de todos. Lá fora faço o que quero, com excessão de meus filhos todos são possiveis amores

    ResponderExcluir
  2. não sabemos quem está dizendo a verdade.
    já aconteceu comigo a um tempo atras, mas só me afastei do centro e acabou.

    ResponderExcluir
  3. pai de santo sem vergonha!

    ResponderExcluir
  4. Cada pessoa tem sua vida, fazendo dela o que quizer. Ser bebado, ( SER GAY ), maconheiro, cheirador é opção de cada um. Mais na real um sacerdote não pode ser nada disso.

    OI ESTE FRASE AI EM CIMA QUE FOI POSTADA FALA QUE UM PAI DE SANTO NÃO PODE SER GAY, ELE PODE SE SIM MAS TENDO SUA DIGNIDADE, E MOSTRANDO O SEU RESPEITO.

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO PLENAMENTE, TEM QUE SER SUPER DISCRETO COMO EU.

    ResponderExcluir
  6. Oi não sei se é verdade ou não, mas o comentario que encluiu junto ao maconheiro, bebado e cheirador como opção ter encluido ( SER GAY) como pai de santo não pode ser nada disso, a pessoa que postou la em cima na parte no meu recado: Não foi muito feliz no comentario Gay é pessoa normal sem vergonha são todos que não respeitam a religião . Como dito por Chico Xavier o Gay ( Homossexual) tem seu desenvolvimento mediunico mais rapido que um hetero.

    ResponderExcluir
  7. Espiritismo, respeito e compreensão
    O Espiritismo recomenda respeito e a compreensão para com os homossexuais. Emmanuel, através de Chico Xavier, finaliza o livro “Vida e Sexo” com a seguinte recomendação: “Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

    Palavras de Chico.
    Respeitar os gays não significa que podemos aceitar assedio dos mesmos, artifícios com orixás o verdadeiro babalorixá nunca usa, se quer conquistar alguém será através da sua pessoa e não com mazelas.

    Pai Roberto de Ogum - Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  8. provavelmente quem postou que pai de santo não pode ser gay, comparando-os com maconheiro, cheirador etc... É uma pessoa imfeliz no amor e Homofobico.

    O respeito vem de nós sendo gay ou hetero...

    ResponderExcluir
  9. Hum o cometario foi de um pai de santo hetero, que estava se fasendo arreiado com exu, não sei porque o ocmentario de que api de santo nãop ode ser gay, onde que os gays entrão na historia.....

    o respeito criamos e adiquirims indepente a opição sexual.

    ResponderExcluir
  10. Nilo!! Adoro esse blog..vc realmente é uma pessoa culta no santo..pedido especial...qdo vc puder coloque algo sobre os Catimbozeiros, todos...incluindo meu amado seu Zé e minha linda Maria Navalha..ja observei ter passado varias pombo giras...Poderia falar um dedinho dela né?? bjinhos a todos! Salve seu Zé´pelintra protetor dos meus Caminhos!! Gisa

    ResponderExcluir