quinta-feira, 22 de abril de 2010

A UMBANDA NÃOÉ PRA QUALQUER UM.

Ultimamente eu tenho conversado com vários filhos de santo de outras casas que não a minha. E o que eu tenho ouvido são absurdos um atrás do outro. Obori que é mãe de santo e raspa, Ogã virante, Ogã pai de santo, Ogã feito que vira iaô, Obori raspada, uma yaô que foi coroada tendo como mãe um Erê, e outras coisinhas mais.

E ontem, eu tendo uma dessas conversas, o sujeito me contou rindo como foi a iniciação dele como Ogã . Uma palhaçada perfeita! Ele mesmo ria da situação. E hoje quer ser iniciado em Almas e Angola sem perder os 8 anos de feitura que ele tem. O pai de santo diz que vai ter que começar tudo do zero mesmo... sem choro nem vela...rs
Mas o ogã acha que a "palhaçada" valeu. Vamos ver onde a história termina.

Outro caso onde um pai de santo cobra 18 mil reais por uma coroa  de 7 anos de  Baba que não querem esperar os 7 anos.

Pessoas sem iniciação abrem terreiros.

Gente, onde a umbanda irá parar deste jeito? Como será a Umbanda daqui a trinta, cinquenta anos?
Onde estarão os fundamentos, os segredos, os roncós que ninguém respeita e guarda?
Onde estão as pessoas que realmente tem amor aos orixás?
Aqueles que se dedicam, fazem com amor sem olhar o filho e sim o santo?
Onde estão os critérios para se fazer um iaô?
Será que ainda teremos feituras realizadas somente para alimentar o orgulho de homens e mulheres?

Pessoas que "caem" com tais pais de santo realmente deveriam continuar lá.
E assim, a verdadeira Umbanda, de fundamentos elementais será preservada.

Devemos prestar muita atenção em ONDE, QUANDO, COMO e POR QUÊ se faz uma iniciação.
Lidamos com puras energias elementares da natureza. Energia essa que se pode sentir na carne!
Vemos o que acontece diante dos nossos olhos. E é justamente por essa confiança que o Santo tem em nós é que devemos toda a reverência e profundo respeito para com ele.
Quem entra no roncó deve ter absoluta certeza de que é isso o que quer e fazer um juramento a si próprio de que respeitará o orixá/entidades e zelará para que este respeito se estenda a todos os filhos!

Axé para a Umbanda e sabedoria para seus sacerdotes e sacerdotizas fazerem o que é correto!!!

Nilo Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário