domingo, 25 de abril de 2010

UMBANDA PURA É CARIDADE

É impressionante como surgiram entre os umbandistas tantas pessoas que conseguiram torcer as palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas!!! Ficamos tristes quando vemos espalhados pelo Brasil os mesmos vendilhões da época de Jesus. Ficamos tristes ainda quando vemos tentativas humanas para anularem o papel missionário que Jesus exerceu na Terra. "Jesus foi apenas um revolucionário", dizem esses. "Jesus não falava do mundo espiritual, era material mesmo", afirmam outros. Independente do que fazem em torno do nome de Jesus, ficamos tristes e decepcionados com o desrespeito ao Caboclo das Sete Encruzilhadas e suas palavras de ordem para a Umbanda.
Oras, foi esse Caboclo, valente e humilde, quem determinou as bases da Umbanda! Foi Ele quem disse: "NÃO HAVERÁ COBRANÇAS PELA CARIDADE"! Na Umbanda os Espíritos irão baixar nos terreiros para a prática da caridade pura e desprovida de interesses (monetários ou não).
Porém, exatamente como ele previu quando disse que o "vil metal" (dinheiro, para quem não sabe) iria macular a Umbanda, manchar sua bandeira de caridade, rasgar o testamento dos Caboclos e Pretos Velhos e queimar o Amor entre os irmãos, está acontecendo de forma escancarada e NINGUÉM faz nada para impedir isso!
Estão comercializando os dons divinos, NÃO HUMANOS, como se fossem propriedade particular!
Vende-se as palavras de um Preto Velho, como se fossem tirinhas de um jornal!
Cobra-se hoje para socorrer os desesperançados e os que nada têm para dar!
Em nome de uma suposta entrega abnegada ao "serviço espiritual", estipulam preços e valores por um trabalho que nem os próprios "trabalhadores" dão garantia. Quando o dão, não deixam nada assinado para posterior cobrança judicial! Já que é espiritual, não se pode assinar papéis de garantia de devolução do dinheiro cobrado, não é mesmo?
Ora, se realizam cobranças e recebem DINHEIRO por serviços prestados em nome de Deus, então por quê não dão recibos e notas fiscais? Por quê não recolhem os impostos como todo bom comerciante? Por quê não fazem declaração de renda para o Leão, como todo correto contribuinte faz?
Se querem cobrar, que assim o façam! Mas NÃO em nome da Umbanda!!! Criem outra religião! Inventem outro nome pro seus credos! Não copiem o nome sagrado da religião que veio à Terra para revelar de GRAÇA os Espíritos de Luz! Dêem outra denominação para suas Casas: URUBANDA! DINHEIBANDA! MOEBANDA! DOISBANDA! Ou outro nome que possa desvincular qualquer mácula das Casas genuinamente umbandistas.
Não somos contra as ofertas voluntárias!
Não somos quem deseja contribuir para o bem comum das Casas!
Mas daí, aproveitar para estipular um valor para atendimento. .. Vai uma distância muito grande. Quilométrica!
E é por causa desse estado de coisas que surge no cenário umbandista brasileiro a Campanha: Umbanda Pura é Caridade!, movida por um Grupo de umbandistas que pretende levar adiante a luta pela pureza dos trabalhos espirituais na Umbanda. Tal como preconizou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, uma Umbanda Pura, sem a mácula do ganho material. A Umbanda da Caridade!
Junte-se a esse Grupo! Seja também mais um que vai levantar a bandeira branca da Umbanda.

Deus Salve a Umbanda!
Deus Salve a Caridade!
Deus Salve o Caboclo das Sete Encruzilhadas!

3 comentários:

  1. Guarda, na mente, que a caridade em teus atos deve ser a luz que vence a sombra.
    Enquanto não compreendas que a caridade é sempre a bênção maior para quem a realiza, ligando o benfeitor ao necessitado, estarás na fase primária da virtude por excelência.
    Poderás repartir moedas, a mãos-cheias; todavia, se não mantiveres o sentimento da amizade em relação ao carente, não terás logrado alcançar a essência da caridade.
    Repartirás tecidos e agasalhos com os desnudos; no entanto, se lhes não ofertares compreensão e afabilidade, permanecerás na filantropia.
    Atenderás aos enfermos com medicação valiosa; entretanto, se não adicionares ao gesto a gentileza fraternal, estarás apenas desincumbindo-te de um mister de pequena monta.
    Ofertarás o pão aos esfaimados; contudo, se os não ergueres com palavras de bondade, não alcançaste o sentido real da caridade.
    Distribuirás haveres e coisas com os desafortunados do caminho; não obstante, sem o calor do teu envolvimento emocional em relação a eles, não atingiste o fulcro da virtude superior.
    A caridade é algo maior do que o simples ato de dar.
    Certamente, a doação de qualquer natureza sempre beneficia aquele que lhe sofre a falta. Todavia, para que a caridade seja alcançada, é necessário que o amor se faça presente, qual combustível que permite o brilho da fé, na ação beneficente.
    A caridade material preenche os espaços abertos pela miséria sócio-econômica, visíveis em toda parte.
    Além deles, há todo um universo de necessidades em outros indivíduos que renteiam contigo e esperam pela luz libertadora do teu gesto.

    Divaldo Pereira

    ResponderExcluir
  2. Muito nos perguntamos dos motivos de vários acontecimentos de nossas vidas, o porquê de nossas alegrias, o porquê de nossos infortúnios. Muitas vezes achamo-nos vítimas da injustiça, achamo-nos destinados ao fracasso. Nessas horas, surge em nosso pensamento, perguntas sem respostas:
    - Por que eu? Por que sou pobre e outros tantos ricos? Por que eu não consigo o que quero? Tudo é tão difícil para mim, será que mereço tanto sofrimento? O que fiz eu para tanto padecimento?
    Pois bem, vivemos regidos pela lei de causa e efeito, lei que reflete todos os nossos atos e nos faz resgatar hoje os débitos que por ventura adquirimos ontem. Não há uma única ação sem reação, seja na natureza, na física, na química, ou mesmo em nossas vidas.
    Vivemos em mundo de provas, aqui estamos para aprendermos e evoluirmos, por ele passamos diversas vezes e por muitas ainda, iremos habitá-lo. Somos Seres Espirituais, milenares, que no decorrer dos séculos exercitamos o nosso Livre Arbítrio. Somos totalmente responsáveis por nossas decisões e por nossos atos, dos quais sempre haveremos de prestar contas.
    Aqui viemos inúmeras vezes e voltaremos tantas vezes nos forem necessárias, muitas sob forma de expiações e outras em caráter de missão, ainda assim, mesmo que já tenhamos resgatado todas as nossas dívidas, aqui retornaremos, por outras inúmeras vezes, para ajudar na evolução terrena, pois a nossa maior virtude é o AMOR AO PRÓXIMO. Somos Espíritos, que habitam um corpo material e achamo-nos, sob qualquer aspecto de nossa vida, em uma grande escola e em constante desenvolvimento moral, se em momento felizes ou em momentos de dor, não importa, sempre iremos aprender. Fomos criados por Ele, à Sua Imagem e Semelhança, simples e ignorantes, com um único intuito, evoluir e voltar à Sua proximidade. A caridade é o caminho mais curto e mais retilíneo para isso, para chegarmos à Perfeição e sermos felizes para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Acho que finalmente consegui achar pessoas que acreditam mesmo no valor espiritual. Praticando sua religiosidade de forma pura e digna para que sua espiritualidade seja ainda maior, Parabéns a todos que continuarem a divulgar esta mensagem.

    ResponderExcluir